Por CBTM
O governador do Estado Sérgio Cabral e o presidente da Loteria do Estado do Rio de Janeiro entregaram, nesta segunda-feira, um cheque simbólico no valor de R$ 224.989 mil para formação e especialização de 150 atletas Paralímpicos da Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef), visando à participação nos Jogos Paralímpicos de Londres, em 2012.
O valor será investido anualmente na compra de materiais, salários dos profissionais especializados de educação física, além de custear despesas com competições e treinamentos específicos para cada modalidade.
Serão 150 atletas de nove modalidades: atletismo, basquetebol em cadeira de rodas, bocha, futebol de sete - paralisados cerebrais, futebol para amputados, halterofilismo, tênis de mesa, natação e voleibol Paralímpico.
Durante a solenidade, o governador Sérgio Cabral anunciou que o Programa Bolsa Atleta do Estado do RJ vai ser estendido para os atletas Paralímpicos, através da secretaria estadual de Turismo Esporte e Lazer.
O presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons, afirmou que a iniciativa é fundamental para o crescimento do desporto Paralímpico no Brasil.
O prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, reafirmou a parceria com Cabral e anunciou a expansão do Projeto Nomes com a criação de núcleo comandado por um medalhista Paralímpico brasileiro que treine na Andef, mas não revelou quem seria o escolhido.