Por CBTM
Estudar e se dedicar ao esporte no mesmo local é possível. E, para isso, diversas faculdades do Brasil desenvolveram uma forma de incentivo aos dois segmentos através de bolsas. Na Fefisa (Faculdades Integradas Santo André), isso é feito desde a sua fundação, há 40 anos. Mas, nesse acordo entre incentivo a educação e esporte, não há dúvidas sobre qual lado leva vantagem.
--- A formação do aluno como profissional sempre leva prioridade sobre o esporte. A Instituição não forma atletas, forma profissionais da área de saúde. A bolsa que oferecemos aos atletas é um diferencial que eles devem aproveitar --- disse um dos coordenadores de esportes da Fefisa, Leonardo Dau Sein.
--- Os atletas entram para a Fefisa pelo mesmo processo seletivo que os outros. Todos fazem vestibular e preenchem a quantidade fixa de vagas que temos para os bolsistas. Mas muitas faculdades agem de outra forma, oferecendo bolsas para os alunos competirem pela faculdade, mas esquecem de incentivar o estudo --- explicou Leonardo Dau Sein.
Atualmente, a Fefisa compete em 13 modalidades esportivas (futsal, handebol, vôlei, basquete, futebol de campo, judô, jiu jitsu, karatê, xadrez, natação, duatlon, tênis e tênis de mesa) e tem 274 alunos beneficiados com bolsa. E todos se adequam as rigorosas regras da faculdade.
--- Na Fefisa, os atletas têm contrato e a bolsa está diretamente ligada a parte esportiva e ao rendimento educacional. Todos sabem que se não cumprirem com uma das partes, perderão a bolsa que oferecemos para ajuda-los --- afirmou o coordenador de esportes.
Entre as regras esportivas, estão frequencia nos treinamentos, uniformes, presença nos campeonatos, entre outros. Já na parte educacional, o aluno-atleta tem que estar em dia com a parcela paga e não pode pegar dependência em nenhuma disciplina.
--- Temos que acompanhar isso tudo de perto para não perdermos o controle --- garantiu Leonardo Dau Sein.
Responsável pelo marketing da Fefisa, Eduardo Gyurkovitz explica que agir assim é uma forma de estimular os alunos cada vez mais.
--- Somos uma instituição que prioriza a educação, mas também incentivamos muito a prática esportiva. E a maneira que encontramos de reconhecer a dedicação do aluno ao esporte é subsidiar seus estudos --- concluiu Eduardo.
Nas últimas participações em campeonatos, a Fefisa foi vice-campeã dos Jogos Intercursos de Educação Física e conquistou o título de campeã dos Jogos Universitários de Educação Física.