Por CBTM
Os confrontos das semifinais já mostravam que as chances de uma final brasileira nas duplas mistas eram grandes. Eric Mancini e Jéssica Yamada foram derrotados por Gustavo Tsuboi e Karin Sako por 4 a 0. Eric e Jéssica subiram no pódio de terceiro lugar, mas, não ganharam as medalhas de bronze. Em uma situação inusitada, o regulamento da Organização Desportiva Sul-Americana proíbe que um mesmo país obtenha mais de duas medalhas por prova.
A confirmação da final verde e amarela veio no jogo de Hugo Hoyama e Lígia Silva contra os colombianos Juan Restrepo e Johana Araque Brasil. Vitória de Hugo e Lígia também por 4 a 0.
Com a festa já confirmada e as duas medalhas já garantidas, Hugo e Lígia e Gustavo e Karin entraram em quadra para decidir qual das duplas brasileiras subiria no lugar mais alto do pódio. No fim, Hugo e Lígia venceram Gustavo e Karin por 4 a 1. Parciais de 11x8, 10x12, 11x6, 13x11, 11x8.
"Foi muito bom jogar com a Lígia, apesar de termos jogado juntos um torneio há muito tempo atrás. Ela se mostrou um pouco sem confiança no início, mas, sempre nos finais dos sets, ela conseguiu colocar as bolas de ataque. Isso foi muito importante para a nossa conquista. Ela recebe muito bem o saque dos adversários e isso, em um jogo de duplas, é importantíssimo", comenta Hugo. "Fico muito feliz com essa conquista, há muito tempo não ganhava uma medalha de ouro em duplas mistas", comemorou.
Foto: Washington Alves/COB/Divulgação