Por CBTM
O Chefe da Missão da Delegação Brasileira nos II Jogos da Lusofonia Lisboa 2009, Bernard Rajzman, informa que o atleta Eric Mancini, da equipe de tênis de mesa, contraiu o vírus da gripe A (H1N1). Eric desembarcou em Lisboa nesta quinta-feira, dia 9, vindo de São Paulo, para participar dos Jogos da Lusofonia.
Já na capital portuguesa, o atleta apresentou evidências de uma infecção respiratória. O chefe de equipe de tênis de mesa, Lincon Yasuda, encaminhou o caso ao Dr. João Olyntho Machado Neto, chefe do Departamento Médico da Missão Brasileira, que verificou o quadro e sua compatibilidade com os sintomas da gripe.
O paciente foi submetido a exames clínicos e a uma avaliação laboratorial, no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, onde, desde então, permanece em regime de quarentena. De acordo com as normas da Saúde Pública de Portugal, o atleta deverá ficar em observação durante um período inicial de 10 dias, sempre monitorado, para que se verifique o desaparecimento dos sintomas.
O Dr. João Olyntho, que participou e acompanhou todos os procedimentos protocolares, permanecerá com Eric, em Portugal, até que o atleta receba alta.
O Chefe da Missão Brasileira entrou em contato direto com os pais de Eric Mancini, que foram convidados a vir a Portugal, com despesas pagas pelo COB, para acompanhar o processo de recuperação do filho. Bernard Rajzman também manteve informado o presidente da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) sobre a situação do atleta.
Impossibilitado de participar do torneio de tênis de mesa dos II Jogos da Lusofonia, Eric Mancini será substituído por Danilo Toma.
Atenciosamente.
Chefia da Missão Brasileira