Por CBTM
Devido ao bom desempenho da Apae de Montes Claros, na XVI olimpíada Estadual das Apaes, com parceria da Soebras, nos dias 2 a 6 de julho, no Sesc em Venda Nova na cidade de Belo Horizonte, os alunos Fabrícia Souza e Davidsson Josué Silva, foram convocados para a XIX olimpíada Nacional das Apaes que acontecerá no mês de novembro, em Campo Grande.
De acordo Vanilson Alves Silva, professor de educação física do turno matutino da instituição, a aluna Fabrícia ganhou medalha de prata nos 800 metros feminino e o aluno Davidsson ganhou o segundo lugar na modalidade handball, considerado o melhor pivô.
A Apae ainda ganhou outra medalha de prata com a dupla Graciele Oliveira e Graciele Sampaio, na modalidade de peteca, além da medalha de ouro, com a boa atuação do aluno Ricardo Caldeira, nos 200 metros na categoria down.
--- A XVI Olimpíada estadual das Apaes foi fase classificatória para a olimpíada nacional. Estiveram presentes na olimpíada Estadual aproximadamente 550 atletas. Nossos alunos já participaram também da olimpíada Regional e da 2ª para olimpíada realizada pela Ademoc --- afirma o professor.
Ainda segundo ele, há dez anos a Apae participa de atividades físicas com seus alunos, e essas competições fomentam a auto-estima e a participação efetiva dos alunos. Na olimpíada Estadual os alunos disputaram nas modalidades esportivas de handball, atletismo, futsal, peteca, natação, Tênis de Mesa e ginástica rítmica desportiva.
De acordo com o professor de educação física, as competições refletem de maneira positiva no comportamento dos alunos da Aape, pois propiciam um bom comportamento perante a escola, a família e a sociedade.
--- A educação física tem regras e limites a serem respeitados e cumpridos e isso é um ponto muito importante que pode e deve ser levado para a vida de cada um, para o dia-a-dia. Promove parte da capacidade cognitiva e psicológica do aluno --- afirma.
Para o atleta Davidsson Josué Silva, a competição ocorreu de forma tranqüila, segundo ele, todos os competidores estavam preparados o que dificultou um pouco a competição.
--- Estava difícil, mas treinei bastante com meus amigos e com meu professor Vanilson que me ajudou bastante. Estava preparado para a disputa. A avaliação dos dois juízes que estavam presentes também foi ótima, sem injustiças --- afirma.
Davidsson que participou de aproximadamente sete competições, diz estar muito feliz, revela ainda gostar muito da prática esportiva e ter o sonho de ser um corredor profissional, segundo ele foram muitos os elogios recebidos.
--- O Davidsson é um aluno com uma deficiência moderada, treina atletismo há mais de dez anos, e já está empregado no mercado de trabalho, é um aluno e um atleta muito dedicado no que faz. Tem potencial para ir mais longe, até mesmo no Gimi, ele disputa outras modalidades, como peteca, Tênis de Mesa e futsal --- afirma.
Vanildon ainda afirma que o atleta Davidsson Josué Silva, é o aluno mais rápido do estado de Minas Gerais das Apaes.
Apae de Montes Claros atende a 336 alunos, da educação infantil, alunos do EJA, centro de convivência, educação profissional e desenvolve oficinas de culinária, arte e madeira, marcenaria e oferece salas de recursos e laboratórios de informática. O horário de funcionamento é dois turnos, de 7 às 11h15 e de 13 h às 17h15.