Por CBTM
O Governo do Estado da Bahia, pela primeira vez, vai organizar, junto com a Associação dos Funcionários Públicos do Estado da Bahia (Afpeb), a cinqüentenária Olimpíada do Servidor Público.
O evento promovido pela Afpeb chega a sua 12ª edição em grande estilo, com abertura prevista para o dia 3 de outubro no novo Estádio de Pituaçu, quando vão desfilar as equipes inscritas na competição, que reunirá dez modalidades esportivas. A última edição do evento foi há quatro anos, em 2005.
A Olimpíada do Servidor 2009 será lançada oficialmente nesta quarta-feira (22), às 8h30, com café-da-manhã para a imprensa e convidados na sede da Afpeb (Rua Carlos Gomes, 95).
Na oportunidade, a proposta para os jogos de 2009 será apresentada pelo superintendente de Recursos Humanos da Secretaria da Administração (Saeb), Adriano Tambone, pelo diretor geral da Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Raimundo Nonato (Bobô) e pelo presidente da Afpeb, Armando Campos. Haverá, ainda, a presença de atletas olímpicos baianos.
As inscrições acontecem no período de 22 de julho a 14 de agosto. Os servidores devem retirar a ficha de inscrição no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br), preencher conforme indicado e entregá-la na sede da Afpeb, na avenida Carlos Gomes, ou no clube da associação em Lauro de Freitas.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (71) 3115-9594 e 3241-1900. Podem participar dos jogos servidores das Secretarias estaduais e da Prefeitura de Lauro de Freitas, convidada especial, que vai ceder espaços para as competições. Será permitida a inscrição de funcionários públicos em até duas modalidades coletivas e individuais, exceto futebol e futsal.
Abertura festiva
A Olimpíada vai incluir as modalidades atletismo, futebol de campo, futsal, basquetebol, handebol, natação, vôlei de quadra, vôlei de praia, beach soccer, além de jogos de salão (futebol totó, Tênis de Mesa, biriba, dama, dominó, xadrez e sinuca). Os jogos de esportes coletivos têm início em setembro, mas serão concentrados principalmente em outubro, mês dedicado ao servidor público.
Para a abertura festiva, está sendo programado um evento de grande porte no Estádio de Pituaçu, com show musical, desfile das equipes, apresentação da banda marcial da Polícia Militar, hasteamento de bandeiras, chegada de tocha olímpica, queima de fogos, apresentações de grupo folclórico e ginástica olímpica.
Os jogos acontecerão em equipamentos esportivos de Salvador e Lauro de Freitas, que estão sendo definidos pela organização.
A Olimpíada está sendo promovida pelas secretarias estaduais da Administração e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, por intermédio da Sudesb, em parceria com a Afpeb, e apoio da Prefeitura de Lauro de Freitas.
História de meio século
De acordo com o presidente da Associação de Funcionários Públicos, Armando Campos, esta é a primeira vez que o governo estadual assume a organização do evento. “Sempre tivemos a colaboração das Secretarias em questões como cessão de espaço e material para as competições, além de liberação dos servidores, mas é a primeira vez que o Estado faz parceria conosco e entra na organização”.
A Olimpíada do Servidor Público tem uma história de meio século. A primeira edição dos jogos aconteceu em 1951.
--- Não havia muita estrutura, então os jogos de salão aconteciam na sede da Associação, na Rua Carlos Gomes, e os demais eram na areia da praia --- lembra o presidente da Afpeb. A partir da década de 80, foi inaugurada a sede esportiva da Associação, em Lauro de Freitas, que passou a sediar os jogos, até que, com o crescimento na participação dos servidores, voltou a ser necessária a realização de jogos em outros centros esportivos.