Por CBTM
Começou nessa quarta-feira e segue até o dia 2 de agosto a fase estadual das Olimpíadas Escolares do Ceará.
Durante quatro dias em Fortaleza, as escolas e os estudantes vencedores das nove etapas regionais (Cariri, Vale Jaguaribe, Litoral Leste, Inhamuns, Litoral Oeste, Centro, Norte, Ibiapaba e Fortaleza) disputam as finais em 10 modalidades para definir a delegação que representará o Estado na edição nacional do evento, em Poços de Caldas (MG) na categoria 12 a 14 anos e em Maringá e Londrina (PR), 15 a 17 anos.
É maior competição estudantil do Estado do Ceará com a participação de três mil alunos das redes pública, municipal e particular. Desses, 320 serão selecionados para representar o Ceará na fase nacional dos Jogos.
Agora pela manhã, tiveram início as competições de futsal, voleibol, basquete e handebol. Amanhã, quinta-feira (30), começam as disputas no tênis de mesa, karatê, xadrez e atletismo e na sexta será a vez do judô. Sábado será dia de natação.
A Unifor sediará as provas de Atletismo, a Faculdade Integrada do Ceará (FIC) receberá o judô e o karatê, o Náutico Atlético Cearense participará com a natação e a Federação Cearense de tênis de mesa recebe sua especialidade.
Os colégios Farias Brito Aldeota, 7 de Setembro, Irmã Maria Montenegro e Jeny Gomes recebem, respectivamente, as disputas do Basquete e Voleibol; Futsal; Futsal, Handebol e Voleibol; Voleibol. Na Vila Olímpica de Messejana, administrada pela Secretaria Estadual de Esporte, acontecem as disputas do Handebol.
Organizadas pela Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte) e pela Secretaria de Educação do Estado (Seduc), as Olimpíadas Escolares do Ceará estão divididas em três fases --- Municipal, Regional e Estadual. Ao todo, o evento movimentou mais de 100 mil alunos de 12 a 17 anos das escolas públicas e privadas das 184 cidades do Estado.
As Olimpíadas Escolares do Ceará recebem o apoio das Federações Amadoristas e visam formar a delegação que representará o Estado na edição nacional da competição promovida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e Ministério dos Esportes.