Notícia

COMITÊ Paralímpico BRASILEIRO ANUNCIA METAS PARA 2012

Por CBTM

30/07/2009 13h43


Iniciativa inédita do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o Seminário para Construção do Planejamento Estratégico do Esporte Paralímpico Brasileiro, realizado em Brasília, reuniu 60 pessoas.

Entre os participantes, presidentes de confederações e associações ligadas ao esporte Paralímpico, coordenadores de modalidades, classificadores funcionais e representantes do Ministério do Esporte.

Sob o comando do presidente do CPB, Andrew Parsons, foram analisadas as estratégias do departamento técnico para este ciclo Paralímpico, o combate ao doping em âmbito nacional, o decreto 5.139/04 (Lei Agnelo/Piva), classificação funcional e integração do departamento de saúde do comitê com as confederações afiliadas.

O presidente disse que a meta para o ciclo é manter o Brasil entre as dez potências do cenário internacional. Na última edição dos Jogos, em Pequim, no ano passado, o país terminou na nona colocação, com 47 medalhas, sendo 16 de ouro.

Em busca do lugar mais alto do pódio, será criado o Programa Ouro, que vai identificar e dar total apoio a atletas individuais com chances reais de chegar ao primeiro lugar em Londres. O CPB também adotará o sistema de seleções permanentes.

Além de destacar as metas para o alto rendimento, Parsons apresentou programas específicos para o fomento do esporte Paralímpico, reforçando o trabalho de base. Este ano ainda acontecerão, por exemplo, os Jogos Escolares Paralímpicos, em Brasília, em outubro. O CPB considera importante capacitar mão-de-obra e oferecer estrutura de apoio.

--- Temos uma gama muito grande de profissionais envolvidos no processo, desde classificadores, árbitros, médicos até a área de marketing e administrativa de federações e associações. O Comitê Paralímpico Brasileiro está aqui para servir, prestar serviço para confederações e associações --- disse Parsons.

Andrew Parsons ressaltou que o seminário é apenas o inicio de uma gestão participativa.

--- Temos um norte muito claro. O encontro não é um ponto final, estamos construindo o caminho. Temos um planejamento bom, mas precisamos trabalhar em cima dele. Hoje o assunto foi planejamento técnico e as críticas construtivas vão ser adicionadas, porque saímos deste seminário com uma agenda comum e intensa. Mas nada aqui é definitivo, o momento é de construção coletiva.

OPINIÕES

Alaor Azevedo, presidente da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM):

 --- Foi um encontro histórico. Estou muito satisfeito e surpreso com o que vi. Inicialmente, não estava pensando em vir, mas fiz questão de marcar presença para conhecer as idéias do CPB. Estou feliz, porque o nível de discussão foi alto.

Ivaldo Brandão, presidente da Associação Nacional de Deficientes (Ande):

--- Definimos hoje o perfil da nova administração. O CPB estava impregnado com ações anteriores, que não combinavam com a política das associações. Agora, eu posso até não concordar com tudo que o CPB disser, mas concordo que há a intenção de mudar.

Amauri Ribeiro, presidente da Associação Brasileira de Vôlei Paralímpico (ABVP):

--- O comitê proporcionou um movimento democrático para realizar um planejamento que interessa a todos. Atuando ao lado do CPB a apresentação de novos projetos ganha uma nova conotação, melhor para todos.


Ricardo Avelar, Coordenador Geral de Excelência Esportiva do Ministério do Esporte:

--- Para nós, do Ministério, é fundamental que se olhe o esporte com perspectiva e não mais com aquela historia de ‘vamos fazer tudo agora’. O que foi colocado neste seminário é completamente real, factível. São fatos que estão acontecendo e precisam acontecer.”

Walcles Osório, presidente da Confederação de Vela Adaptada (CBVA):

--- O seminário foi muito importante para o movimento Paralímpico, porque veio no momento certo. Todos os participantes tiveram a oportunidade de dar opinião e ainda conhecemos o novo projeto do Comitê. É preciso parabenizar Andrew Parsons pela iniciativa de ouvir a todos por igual para tomar uma decisão final que atenda ao interesse geral.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?