Por CBTM
Atletas olímpicos e pan-americanos darão um brilho especial às Olimpíadas Universitárias 2009, entre os dias 14 e 23 de agosto, em Fortaleza (CE). Felipe França (UNIP-SP), medalha de prata nos 50m peito no Mundial de Desportos Aquáticos de Roma 2009, Hudson de Souza (UCB-DF), bicampeão pan-americano nos 1.500m, e o técnico PC Oliveira (UNIP-SP), que dirigiu a Seleção Brasileira de futsal campeã mundial em 2008, são alguns representantes de peso das 27 delegações (26 estados e Distrito Federal) participantes.
A maior competição do esporte acadêmico brasileiro tem início na sexta-feira, dia 14, com cerca de 3.400 participantes (3.000 destes, atletas), divididos em oito modalidades: quatro coletivas (basquete, futsal, handebol e vôlei) e quatro individuais (atletismo, judô, natação e xadrez).
"Teremos muitos atletas com edições de Jogos Olímpicos, Jogos Pan-americanos e Campeonatos Mundiais no currículo, o que demonstra que o projeto cada vez mais se consolida no cenário esportivo brasileiro. As instituições de ensino estão investindo mais no esporte. Começaram a perceber que a organização do evento está cada vez melhor e que isso traz visibilidade", afirma Edgar Hubner, do Comitê Olímpico Brasileiro, diretor das Olimpíadas Universitárias 2009.
Vários expoentes da elite do esporte brasileiro estão confirmados na competição. Jovens talentos da natação como o nadador olímpico Fernando Souza (UNIP-SP), as nadadoras pan-americanas Daiane Dias (FABAVI-ES) e Etiene Medeiros (FMN-PE), destaque no mundial juvenil, com a medalha de prata nos 50m costas, disputarão medalhas com nadadores experientes como Paula Baracho (FMN-PE), Felipe Lima (UNIC-MT), Eduardo Deboni e Guilherme Roth (Unisul-SC), Nayara Ribeiro e Luis Rogério Arapiraca (FTC-BA), Juliana Cury (UniSant’anna-SP), Carolina Mussi (UNIP-SP) e Ivi Monteiro (UCB-RJ).
No atletismo, destaque para o polivalente Matheus Inocêncio (UNIP-SP), primeiro e único brasileiro a disputar uma final olímpica nos 110m com barreiras (Atenas 2004). Ele ainda faz parte de um seleto grupo de atletas que disputou os Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno. Matheus foi “pusher” (empurrador de trenó) da equipe de bobsled, em Salt Lake City 2002. A fundista Lucélia Peres (UPIS-DF), campeã da São Silvestre 2006, e o decatleta Carlos Eduardo Chinin, bronze no Pan Rio 2007, são outros atletas renomados que participarão das Olimpíadas Universitárias 2009.
Thatiana Ignacio (UniSant’anna-SP) e a jovem Rosângela Santos (UCB-RJ), de 18 anos, companheiras na equipe brasileira que conquistou a histórica quarta posição no revezamento 4x100m em Pequim-2008, prometem duelos acirrados na provas de velocidade. Outros destaques da modalidade: Cleiton Sabino (de 21 anos e que em 2005 conquistou duas medalhas de bronze no Mundial de Menores - 110m com barreira e salto em distância), irmão do também saltador Jefferson Sabino, e Monica Freitas, que disputou o Pan do Rio no salto em altura. A atleta paraolímpica Shirlene Coelho, ouro no Parapan-americano Rio-2007 e prata em Pequim-2008, com direito a recorde mundial na classe F-37 do lançamento de dardo para paralisados cerebrais também competirá em Fortaleza.
No handebol, atletas com passagens pelas seleções de base dividirão as quadras com os craques Léo Bortolini (Unopar-PR) e Guilherme Rosa (UNIP-SP), campeões do Pan Rio 2007. “Disputei a primeira Olimpíada Universitária em 2004 e fui campeão. Joguei no handebol europeu, mas voltei ao Brasil após os Jogos Olímpicos para jogar no Pinheiros”, disse Guilherme Rosa, o Gui, que cursa Administração. No feminino, Aline Pará defenderá a FURB, de Blumenau. Ouro nos Pans de Santo Domingo 2003 e Rio 2007, ela disputou as duas últimas edições dos Jogos Olímpicos e já ganhou dois ouros em Olimpíadas Universitárias (Brasília-2005 e Blumenau-2007).
No futsal, o maior nome da competição está no banco de reservas. Paulo Cesar Oliveira, o PC, técnico consagrado no cenário nacional e internacional com a Seleção Brasileira. No feminino, a UniSant’Anna (SP) é favorita ao título. A equipe que conta com Cilene Paranhos, eleita melhor atleta do mundo em 2008 pela Umbro Awards by FutsalPlanet.com, terá ao seu lado duas campeãs sul-americanas: Jessica Cristina e Catiele Rodrigues Meinen.
Favorito no basquete, a equipe masculina da UCB-RJ, conta com dois expoentes do esporte no país. O armador Marcellus e o pivô Wagner Mattos conquistaram nesse ano o bicampeonato brasileiro com o Flamengo. Eles ainda fizeram parte do time que, em março, levantou a taça do Campeonato Sulamericano. No feminino, a UniSant’Anna (SP) e a Faculdade Maurício de Nassau (PE) prometem novo duelo pelo título. Ano passado, a equipe paulista levou a melhor.
Nos tatames, alguns expoentes de talentos são: Charles Chibana, vice-campeão do mundial por equipes em Pequim (2007) e bronze no Mundial de 2008, em Tóquio, Japão; Breno Alves, titular da seleção brasileira sub-23; além dos baianos Maria Carolina Esteves e Benito Mussolini, líderes da equipe da Faculdade de Tecnologia e Ciências, com atletas experientes em todas as categorias.
Outro detalhe que chama a atenção nas Olimpíadas Universitárias é a presença de Mestres Internacionais de Xadrez, como Krikor Mekhitarian, Jorge Humberto Bittencourt e o argentino Leandro Perdomo. Campeão em 2007, o paranaense Jomar Egoroff, neto de russos, retorna para disputar o título novamente. Entre as mulheres, destaque para a jovem catarinense Jaqueline Pamplona, que tenta o bicampeonato.
As Olimpíadas Universitárias JUBS 2009 são uma realização do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Ministério do Esporte e Organizações Globo, com organização do COB, direção técnica da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) e o apoio do Governo do Estado do Ceará e da Federação Universitária do Ceará (FUCE).