Por CBTM
Thiago Ricieri Marico Choshi malhando na academia Cambeense conta segredo para tanta disposição e dá exemplo de vida.
Depois de 82 anos, 5 filhos, que geraram 13 netos e 7 bisnetos, a simpática nipônica, Marico Choshi, agora está levantando peso. Faz quatro meses, que começou, por sugestão da filha, a fazer academia.
--- Tinha dor na juntas do pé e levava cada tombo... quando ficava sentada tinha que mexer a junta para conseguir andar --- diz Marico, que segundo a própria, é conhecida como senhora do chapéu. Ela fez questão de posar para as fotos com seu adereço característico.
Marico afirma que a dica da filha deu certo.
--- Hoje já não sinto mais dor e nunca mais caí um tombo.
Ela pega o ônibus todo dia às 7 horas e 40 minutos para chegar às 8 na academia Vida Ativa. Lá faz alongamento e também levanta peso no voador, leg press, entre outros aparelhos de musculação de nomes estranhos, normalmente usados por jovens com menos de ¼ da sua idade.
Além da Academia, Marico passa seu dia vendendo jóias.
--- Já pensei em parar mas meus clientes não deixam --- brinca a senhora sorrindo como criança.
Quando era criança Marico recorda que participava de corridas dos jogos internos da colônia japonesa.
--- Nasci em Miguelópolis (MG) e desde pequena trabalhei na roça. Casei aos 23 anos e após uma passagem por São Paulo, eu e meu marido viemos parar aqui no Paraná. Apesar da algumas breves saídas, faz 57 anos que moro em Cambé --- lembra ela.
Quando se mudou para cá, Marico e o esposo trabalharam no campo e também abriram a Casa Som Domingos:
--- Uma espécie de mercado, mas vendíamos de tudo, até roupa. Ficava na Rua Belo Horizonte, saída para prata.
Em 1979 a nipônica perdeu o marido Kyoshi Muranata Choshi, e fechou a loja comercial. Dos cinco filhos de Marico, dois também já faleceram. Mas ela continua animada. E mesmo com a perda do esposo continuou trabalhando e diz orgulhosa:
--- Sempre garanti e ainda garanto meu sustento, já deixei fazenda entre outras conquistas para os filhos. Tem gente que diz que o dia é tão pequeno né? Para mim se emendasse dois dias ainda era pequeno.
Entre os herdeiros da vendedora, Massao e Sadomi Choshi foram destaques no esporte.