Notícia

JOGOS ABERTOS DO PARANÁ COMEÇAM NESSE SÁBADO

Por CBTM

04/09/2009 16h34


A fase regional dos 52.º Jogos Abertos do Paraná (Jap"s) começa nesta sexta-feira (4/9), em seis das oito sedes: Assis Chateaubriand, Coronel Vivida, Irati, Mandaguari, Manoel Ribas e Siqueira Campos.

Nesses municípios a competição vai até o dia 12. Nas outras duas sedes, São José dos Pinhais e Francisco Alves, a disputa será em outubro, de 5 a 12, na primeira, e de 9 a 17, na segunda cidade.

Nas seis primeiras sedes, nessa sexta-feira, a partir das 20 horas, serão realizadas as cerimônias de abertura. Já a competição propriamente dita começa no sábado (5/9). Em todas as sedes, a fase regional seria de 21 a 29 de agosto, mas em razão do atraso para o início do semestre letivo nos colégios estaduais, como prevenção ao contágio da gripe A1N1, houve a necessidade de remanejamento.

Segundo o diretor-presidente da Paraná Esporte, Marco Aurélio Saldanha Rocha, essa reprogramação tornou-se indispensável porque os atletas utilizam salas de aulas como alojamentos.

--- Tivemos até que mudar algumas sedes, mas o importante foi que chegamos a um consenso com a Secretaria de Estado da Educação. Por isso também estamos aproveitando os feriados de 7 de setembro e 12 de outubro, para diminuir os dias de reposição das aulas. E não tínhamos muitas datas para negociar, porque a fase final da competição está marcada para o período de 23 de outubro e 1.º de novembro --- explicou Marco Aurélio.

Participam da fase regional dos Japs as equipes da Divisão B nas modalidades coletivas (basquete, bocha, bolão, futebol, futsal, handebol e vôlei) e do vôlei de praia e xadrez em divisão única. Todas elas disputam vagas para a fase final da competição, em Francisco Beltrão, de 23 de outubro a 1.º de novembro, quando entram também as equipe da Divisão A das coletivas e de outras modalidades (atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis e tênis de mesa).

De todas as modalidades apenas duas são específicas de um sexo: futebol, do masculino; e ginástica rítmica, do feminino.

Quanto ao sexo, ainda, na fase regional a bocha (Divisão B) é disputada apenas no masculino, em razão da pouca procura pela modalidade. Já na Divisão A é disputada pelos dois sexos. Em toda a fase regional, nas oito sedes, participam mais de sete mil atletas, formando 579 equipes e representando 179 municípios.

Em números, duas sedes se destacam: Assis Chateaubriand (Região Esportiva 6 – Oeste) e Manoel Ribas (Região Esportiva 8 – Centro), respectivamente com 31 e 32 municípios e 98 e 99 equipes. Nessas duas sedes, três modalidades serão decididas só no último dia de competição.

Classificação

As equipes da fase regional disputam vagas para a fase final. As sedes com maior participação garantem mais vagas nas modalidades coletivas (menos no vôlei de praia).

Nessas, no mínimo o campeão de cada uma em cada sede se classifica. Mas em algumas vão dois municípios, como por exemplo no futebol em Assis Chateaubrind e Manoel Ribas; no futsal em Manoel Ribas (feminino e masculino) e só no masculino em Mandaguari, Assis Chateaubriand e Coronel Vivida; no handebol (feminino) em Mandaguari; e no vôlei (masculino) em Assis Chateaubriand.

No vôlei de praia classificam-se para a final apenas as duplas campeãs de cada sede, nos dois sexos, o mesmo ocorrendo no xadrez, só que nas três especialidades (relâmpago, rápido e convencional).

Vale lembrar que as equipes da Divisão B de Francisco Beltrão, por ser sede da final, não participam da regional e estão automaticamente classificadas para a final, assim como uma dupla de vôlei de praia e um representante do xadrez nas três especialidades, sempre nos dois sexos.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?