Por CBTM
Inauguradas pelo presidente Lula em 29 de maio, as piscinas e a quadra poliesportiva construídas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em Manguinhos, foram enfim abertas ontem aos alunos do Colégio Estadual Luiz Carlos da Vila.
Eles participaram de aula inaugural no centro esportivo, instalado na escola. Os moradores devem começar a usar os espaços no próximo dia 19.
Segundo o subsecretário executivo de Educação, Júlio da Hora, o atraso para a abertura ocorreu porque foram necessárias obras de adaptação na quadra. Um salva-vidas também teria sido contratado na última terça-feira.
— De segunda a sexta-feira, o centro esportivo será voltado à escola e, nos fins de semana, será aberto à comunidade. A ideia não é funcionar como um clube aberto, mas com atividades orientadas e regras bem definidas.
Assim, preservamos tanto a integridade física das pessoas quanto o espaço — disse ele.
Informado sobre a falta de uso do espaço, o ministro das Cidades, Márcio Fortes, procurou as secretarias de Educação e de Turismo, Esporte e Lazer: — Soube que houve atraso na abertura por causa da gripe suína, que a bomba precisou ser trocada e que estava sendo negociada com a comunidade a abertura, o que ocorreu.
Para poderem usar a área, os moradores precisam se inscrever, a partir do dia 18, no colégio.
As atividades serão voltadas a jovens (de 6 a 17 anos) e idosos. Para os jovens, haverá recreação na piscina, vôlei, tênis de mesa, judô, futsal, capoeira e basquete. Para idosos, artesanato, ginástica e hidroginástica. Segundo o diretor de esporte comunitário da Secretaria estadual de Turismo, Jorge Dalta, serão selecionadas até 500 pessoas.