Por CBTM
Muitos dos atletas que participam da edição de 2009 das Olimpíadas Escolares, de 12 a 14 anos, em Poços de Caldas (MG), sonham em fazer parte do Time Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016, daqui a sete anos.
Isso explica a comoção causada pelo vídeo da Candidatura Olímpica brasileira exibido na Cerimônia de Abertura das Olimpíadas Escolares 2009.
A celebração marcou o início do maior evento escolar brasileiro, nesta quinta-feira, dia 10. Os espectadores que estiveram presentes no Centro Cultural da Urca, sede da abertura, tiveram uma demonstração clara de apoio dos jovens atletas para com a Rio 2016.
Entre as autoridades presentes estavam o prefeito de Poços de Caldas, Paulo César Silva; o secretário municipal de esportes de Poços de Caldas, Carlos Alberto dos Santos; e o diretor geral das Olimpíadas Escolares, Edgar Hubner.
O ponto alto da cerimônia foi a apresentação do vídeo de divulgação dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, um sonho de todo o Brasil. A definição da sede será divulgada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) no dia 2 de outubro, em Copenhagen, Dinamarca. O Rio de Janeiro concorre com Madri (ESP), Chicago (EUA) e Tóquio (JAP).
Apesar da emoção causada pelo vídeo, os atletas foram ponderados nos seus comentários sobre a participação em uma possível edição olímpica no Rio de Janeiro. Atualmente, o sonho deles é lapidar seus talentos.
--- Os Jogos Olímpicos são um sonho ainda distante para mim. Ainda está longe, mas até lá pretendo evoluir --- disse a velocista Raianne Santos Alves, de 14 anos, da Escola de Ensino Fundamental João Manuel Muniz Simões, do município de Feliz Deserto (AL).
--- Tenho os pés no chão e sei que o trabalho é duro até lá --- completou esperançosa. Apesar da humildade na declaração, ele deixa de lado a modéstia para dizer que não tem adversários à sua altura na cidade natal.
--- Ninguém gosta de correr comigo. Nem os meninos mais velhos. Sabem que vão perder --- revela Raianne, sorridente.
Após o desfile simbólico com representantes das 24 delegações presentes à cerimônia, Edgar Hubner deu as boas vindas a todos os atletas.
--- Em nome do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), quero desde já desejar sucesso a todos nas Olimpíadas Escolares 2009 --- discursou Hubner.
Na seqüência, o prefeito Paulo César Silva declarou aberta a competição. Ele saudou todas as delegações presentes e elogiou a integração entre as Regiões e culturas, promovidas pelo evento.
--- Vejo o orgulho na cara de cada um dos que estão aqui ostentando as suas bandeiras. Mais importante do que a disputa por medalhas é a oportunidade de conhecer pessoas de todo o Brasil, fazer amigos e trocar experiências através do esporte --- declarou o prefeito de Poços de Caldas (MG).
Após o pronunciamento das autoridades, foi realizado o juramento dos atletas. A honra coube ao jovem Guilherme Maciel Gouveia, atleta de vôlei da Escola Municipal Edir Frayha. O juramento dos árbitros ficou a cargo do gaúcho Marcos Andrade, árbitro internacional de atletismo.