Por CBTM
Após o sucesso da etapa disputada neste último final de semana, a 6ª e última etapa do Campeonato Sergipano de tênis de mesa já tem data marcada: dia 4 de outubro de 2009, na Academia Sergipana de tênis de mesa (ASTM), no bairro 13 de Julho, em Aracaju.
Apesar de não ter chegado à final, a competição já tem um vencedor: o jovem Lucas Maciel, de 17 anos, que representou o Colégio Arquidiocesano.
Lucas venceu mais uma vez a Série A (1ª divisão), e com 4810 pontos já não pode ser alcançado. O atleta derrotou o também jovem Marcus Nascimento (ASTM) na final, pelo placar de 3x0.
Entretanto, a partida mais importante aconteceu já nas quartas-de-final, quando Lucas derrotou o experiente Luiz Xavier, campeão das 10 últimas edições do Estadual e vice-líder do ranking, e interrompeu sua hegemonia, ao sagrar-se campeão em 2009. "Fui campeão antecipado, mas em nenhuma etapa eu tive facilidade. Sempre tinha pelo menos uns 2 jogos que eu ganhava no detalhe", disse o campeão.
O título foi comemorado não apenas por Lucas, mas também pelo seu treinador, Péricles Diniz, que há anos tornou-se especialista em revelar novos talentos para o mesatenismo sergipano."Pra gente que forma atletas, é mais importante que os nossos alunos tenham sucesso do que nós mesmos", declara o sorridente Péricles. Outras séries
Na Série B, mais uma grata surpresa para a renovação do esporte. Pedro Henrique, do Colégio Amadeus, com apenas 13 anos de idade, enfrentou atletas de vasta experiência, mas não se intimidou. Na final, ele venceu o mineiro Silvio Dolabella, 37, que mesmo com quase o triplo da sua idade e muitos anos a mais de prática e treinamento, sucumbiu ao talento e aos golpes firmes do novo campeão pelo placar de 3x0. Com a vitória, Pedro encosta no atleta João Paulo Tavares, também do Colégio Amadeus, e está agora a 10 pontos da liderança do ranking sergipano infantil.
Na Série C, a vitória foi do atleta Lauro Gama, da Academia Sergipana de tênis de mesa (ASTM). Na final, ele venceu o atleta Luís Gustavo (Colégio Amadeus) por 3x1, e conquistou o seu primeiro título este ano. Ao final, Lauro dedicou o título ao seu técnico Guido Borges.
Na Série D, venceu mais um jovem. Matheus Fontes (Colégio Master), de apenas 13 anos, venceu a experiente Dora Viana, e sagrou-se campeão. O título foi muito comemorado pelo técnico Murilo Souza, que além dele, revelou nesta etapa, Pedro Henrique (campeão da Série B) e Luís Gustavo (vice-campeão da Série C). "Não joguei bem nesta etapa, mas meus atletas conseguiram dois títulos e um vice-campeonato", comemorou Murilo. Cerca de 60 atletas divididos em quatro séries disputaram o campeonato.