Por CBTM
A Escola Municipal José Gregório teve nesta quarta-feira, dia 16, um dia que entrará para sua história. Em duas etapas, diurna e vespertina, os alunos da instituição puderam participar de diversas atividades educativas e culturais que compõem a programação paralela das Olimpíadas Escolares.
Foram feitas exibições de vídeos sobre o Olimpismo, partidas de voleiçol (vôlei com a utilização de lençol), houve interação com contadores de histórias, apresentação de teatro de bonecos, visita da biblioteca móvel, além do programa Click Campeão, quando a criançada veste os trajes do Time Brasil e é fotografada com o material esportivo e réplicas das medalhas.
--- Esse tipo de evento só incentiva a gente a praticar o esporte! Quando colocamos os uniformes dos atletas, dá até uma vontade de estar lá na Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro. Se Deus e o Cristo Redentor quiserem...--- imagina José Acácio, de 14 anos, aluno do nono ano.
--- Com o Rio 2016, o país terá mais visibilidade --- completa, consciente.
Para Alexandre Castello Branco, membro do Departamento Cultural do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), a participação dos jovens alunos e a interação entre todos durante a programação cultural é muito gratificante.
--- Em toda escola é uma história nova. As crianças adoram, principalmente o Click Campeão. Elas ficam super contentes quando têm oportunidade de vestir os mesmos uniformes que os nossos atletas usam nos Jogos Olímpicos. Perguntam de quem era, se podem levar para casa. É uma verdadeira festa --- afirma, Castello Branco.
Segundo ele, as crianças mais novas são as que mais se empolgam.
--- Os uniformes ficam imensos neles, e eles tiram o se divertem muito, pois são os mais espontâneos --- completa.
A professora de português Maria das Graças, do sexto ano, acha que este tipo de ação ajuda a difundir o espírito olímpico entre as crianças, além de fomentar a prática esportiva entre elas, o que é muito bom para o corpo e para a mente.
--- Isso tudo é um sonho para eles. Eles vão sair daqui com a sensação de que são heróis. Nunca mais eles vão esquecer este dia --- acredita.
Rosamar de Oliveira, diretora da escola, exalta o trabalho do COB, e frisa que, pela primeira vez, a escola também participa das Olimpíadas Escolares com atletas.
--- Tivemos alunos no Futsal, Xadrez e Atletismo. Isso motiva eles a continuar no esporte e promover o respeito entre eles.