Por CBTM
A terceira edição das Paraolimpíadas Escolares serão realizadas em Brasília de 11 a 14 de novembro e já conta com a participação confirmada de 18 estados além do Distrito Federal. Aproximadamente 1,2 mil pessoas estarão envolvidas nas disputas, entre técnicos, atletas e guias.
--- É um número excepcional --- comemorou Andrew Parsons, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, organizador do evento.
Existe a expectativa de que 21 estados se inscreverão.
--- Se temos tantos inscritos é sinal de que existe matéria prima. Lanço um desafio para que as 27 unidades da federação participem da próxima edição --- avisou Parsons.
Em relação a 2007, última vez em que ocorreu um evento escolar, o número de participantes era de 482, de 14 estados.
As secretarias estaduais de esporte e/ou educação podem confirmar presença até dia 9 de outubro. Cada delegação pode conter, no Maximo, 184 membros. Os custos com alimentação, hospedagem e transporte interno são de responsabilidade do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), provenientes da Lei Agnelo/Piva.
--- O trabalho de renovação é muito interessante para o movimento Paralímpico. Existe gente nova chegando dos quatro cantos do país. O que nos deixa com uma grande expectativa para além dos Jogos Paralímpicos de Londres 2012 --- comentou Parsons. A faixa etária dos competidores é de 12 a 21 anos.
Em Brasília, eles representarão seus estados nas modalidades atletismo, natação, futebol de cegos (fut-5), futebol para paralisados cerebrais (fut-7), tênis de mesa, goalball, bocha e judô. Os três primeiros colocados poderão se inscrever no programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte, no próximo ano.
A primeira edição das Paraolimpíadas Escolares ocorreu em 2006, em Fortaleza, com atletismo e natação. No ano seguinte, foram realizadas em Brasília, com o incremento do tênis de mesa e do goalball. Em 2008, não houve disputas.