Notícia

SUPERAÇÃO ATRAVÉS DO ESPORTE NA REGIÃO SUL FLUMINENSE

Por CBTM

21/09/2009 10h35


Promover a integração social através do esporte. Esse é o principal objetivo da Olimpíada da Pessoa Deficiente (Olimpede), inaugurada ontem, em Volta Redonda, pelo governador Sérgio Cabral e pelo ministro do Esporte, Orlando Silva.

Até essa segunda-feira, o município do Sul Fluminense receberá 3.200 atletas e 110 delegações de 56 cidades do país para o maior evento esportivo voltado para portadores de necessidades especiais.

O hino nacional, desfiles das delegações, queima de fogos, tocha olímpica e juramentos de atletas marcaram o início das competições, no Complexo Esportivo da Ilha São João.

Desde ontem, os competidores começaram a mostrar suas habilidades em provas de diversas modalidades, como: atletismo, futsal, vôlei, basquete, futebol society, tênis de mesa, xadrez, jogos de salão, salto à distância, prova de pista, corrida em 25 metros de cadeira de rodas e boliche.

--- É uma alegria estar aqui com todos vocês, prestigiando esse importante evento de cidadania. Tenho orgulho de ter sido autor da lei que garantiu a gratuidade no transporte para idosos, estudantes e portadores de deficiência física. Estou emocionado. Todos os atletas são exemplo de superação, exemplo para quem acha que há limites. Quero dar o meu abraço especial aos parentes dos participantes e aos profissionais do esporte pelo belo trabalho. O nosso governo tem apoiado as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAES) e as Pestalozzis --- afirmou Cabral.

Há 22 anos, a Olimpede faz parte do calendário oficial de Volta Redonda. Governos federal, estadual e municipal, Comitê Paralímpico Brasileiro, Rio 2016, escolas, sociedade e atletas se reúnem para superar obstáculos e vencer preconceitos.

Com o sucesso, os organizadores ampliaram a olimpíada e começaram a receber inscrições de delegações de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. Para o conforto dos atletas, o evento garante hospedagem, alimentação, transporte e segurança.

--- Estou aqui para cumprir três objetivos: agradecer aos participantes, profissionais e competidores da Olimpede; agradecer ao governador Sérgio Cabral, que está transformando o Rio de Janeiro; e olhar nos olhos de cada um dos atletas e dar um beijo no coração de todos a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva --- disse o ministro do Esporte.

A edição 2009 da Olimpíada da Pessoa Deficiente receberá novas competições. Os espectadores poderão conferir também o Campeonato Estadual em Cadeira de Rodas, o Torneio Olimpede de Futebol para Paralisados Cerebrais e o Campeonato Brasileiro de Judô para Surdos. Todas as etapas dos torneios serão realizadas no Ginásio da Ilha São João.

--- A olimpíada é exemplo de vida, carinho e amor ao próximo. Quero agradecer ao governo estadual pela ajuda para realizar essa belíssima festa, esse momento histórico. A Olimpede acontecia de dois em dois anos. Depois que conseguimos essas parcerias, a competição começou a ser realizada anualmente. Sem o auxílio do Estado do Rio de Janeiro, não poderíamos fazer essa maravilhosa festa. São oito anos de show --- comemorou o prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto.

O vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão; a secretária estadual de Turismo, Esporte e Lazer, Márcia Lins; o medalhista Paralímpico, Antônio Tenório da Silva; o embaixador do evento e velejador, Lars Grael; e a secretária municipal de Esporte de Volta redonda, Rose Vilela, participaram do evento.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?