Por CBTM
Promover a integração social através do esporte. Esse é o principal objetivo da Olimpíada da Pessoa Deficiente (Olimpede), inaugurada ontem, em Volta Redonda, pelo governador Sérgio Cabral e pelo ministro do Esporte, Orlando Silva.
Até essa segunda-feira, o município do Sul Fluminense receberá 3.200 atletas e 110 delegações de 56 cidades do país para o maior evento esportivo voltado para portadores de necessidades especiais.
O hino nacional, desfiles das delegações, queima de fogos, tocha olímpica e juramentos de atletas marcaram o início das competições, no Complexo Esportivo da Ilha São João.
Desde ontem, os competidores começaram a mostrar suas habilidades em provas de diversas modalidades, como: atletismo, futsal, vôlei, basquete, futebol society, tênis de mesa, xadrez, jogos de salão, salto à distância, prova de pista, corrida em 25 metros de cadeira de rodas e boliche.
--- É uma alegria estar aqui com todos vocês, prestigiando esse importante evento de cidadania. Tenho orgulho de ter sido autor da lei que garantiu a gratuidade no transporte para idosos, estudantes e portadores de deficiência física. Estou emocionado. Todos os atletas são exemplo de superação, exemplo para quem acha que há limites. Quero dar o meu abraço especial aos parentes dos participantes e aos profissionais do esporte pelo belo trabalho. O nosso governo tem apoiado as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAES) e as Pestalozzis --- afirmou Cabral.
Há 22 anos, a Olimpede faz parte do calendário oficial de Volta Redonda. Governos federal, estadual e municipal, Comitê Paralímpico Brasileiro, Rio 2016, escolas, sociedade e atletas se reúnem para superar obstáculos e vencer preconceitos.
Com o sucesso, os organizadores ampliaram a olimpíada e começaram a receber inscrições de delegações de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. Para o conforto dos atletas, o evento garante hospedagem, alimentação, transporte e segurança.
--- Estou aqui para cumprir três objetivos: agradecer aos participantes, profissionais e competidores da Olimpede; agradecer ao governador Sérgio Cabral, que está transformando o Rio de Janeiro; e olhar nos olhos de cada um dos atletas e dar um beijo no coração de todos a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva --- disse o ministro do Esporte.
A edição 2009 da Olimpíada da Pessoa Deficiente receberá novas competições. Os espectadores poderão conferir também o Campeonato Estadual em Cadeira de Rodas, o Torneio Olimpede de Futebol para Paralisados Cerebrais e o Campeonato Brasileiro de Judô para Surdos. Todas as etapas dos torneios serão realizadas no Ginásio da Ilha São João.
--- A olimpíada é exemplo de vida, carinho e amor ao próximo. Quero agradecer ao governo estadual pela ajuda para realizar essa belíssima festa, esse momento histórico. A Olimpede acontecia de dois em dois anos. Depois que conseguimos essas parcerias, a competição começou a ser realizada anualmente. Sem o auxílio do Estado do Rio de Janeiro, não poderíamos fazer essa maravilhosa festa. São oito anos de show --- comemorou o prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto.
O vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão; a secretária estadual de Turismo, Esporte e Lazer, Márcia Lins; o medalhista Paralímpico, Antônio Tenório da Silva; o embaixador do evento e velejador, Lars Grael; e a secretária municipal de Esporte de Volta redonda, Rose Vilela, participaram do evento.