Por CBTM
Quando há investimento no esporte há resultado. A prova disso são as conquistas da mesatenista Luciana Baptista Coutinho, 19 anos, beneficiada com o programa Bolsa Atleta do Distrito Federal.
Nesta terça-feira (6) ela foi recebida pelo secretário de Esporte, Aguinaldo de Jesus, para mostrar esses resultados. Os mais recentes foram as medalhas de primeiro lugar nas Copas Brasil em Brasília e Goiânia, em setembro e julho, respectivamente.
--- O Bolsa Atleta é fundamental para mim. Sem o apoio desse programa não teria conseguido várias conquistas. Tem ajudado muito para disputar as competições nacionais --- conta Luciana, que é bolsista há dois anos. A atleta está em quinto lugar no ranking geral (masculino e feminino) do DF e é a primeira no feminino.
Convocada três vezes para integrar a seleção brasileira e no topo do ranking nacional, Luciana busca mais uma boa colocação no Brasileiro de Tênis de Mesa, em Florianópolis, em dezembro. Para isso, treina quatro horas por dia três vezes por semana. No outro período do dia, cursa o primeiro semestre de Educação Física na Universidade Católica de Brasília, onde é também bolsista.
Para o secretário de Esporte, o programa tem sido fundamental para muitos atletas. “É um programa importante e que tem mostrado sempre bons resultados”, disse acrescentando que os atletas contam ainda com o Compete Brasília, que tem ajudado quem precisa viajar para disputar competições.
Programa --- O Bolsa Atleta foi criado pela Secretaria de Esporte para garantir ao desportista ajuda mensal para custear os treinamentos no DF sem precisar mudar para outros estados. O programa atende atletas em 16 modalidades olímpicas: atletismo, basquete, ciclismo, ginástica olímpica, ginástica rítmica, handebol, hipismo, iatismo, judô, natação, saltos ornamentais, taekwond, tênis de mesa, tênis de quadra, triatlo e vôlei.
Para ser beneficiado, o atleta precisa ser registrado por algum clube ou federação, ter residência fixa de no mínimo três anos no DF, estar em plena atividade esportiva e idade mínima de 12 anos. O valor da bolsa pode chegar até a R$ 3.305, dependendo do nível do atleta (estudantil, estadual, internacional ou olímpica).
O Compete Brasília foi criado com o objetivo de incentivar a participação de atletas de alto rendimento das mais diversas modalidades em campeonatos nacionais e internacionais. Além disso, estimula o treinamento, contribuindo para a formação da identidade esportiva da cidade. O incentivo é feito por meio de concessão de passagens aéreas ou terrestres, feito, somente depois de aval da Comissão Especial --- responsável pela analise do pedido.