Por CBTM
Depois de uma boa estréia contra o Peru (3 x 0) na competição por equipes, as meninas passaram pelo mesmo placar pela Argentina, com vitórias de Lígica Silva (3 x 0) sobre Augustina Iwasa; Karin Sako (3 x 0) sobre Ana Codina e a dupla Karin Sako/Jessica Yamada também por 3 x 0 sobre Ana Codina e Paula Fukuhara. Com o resultado, o Brasil se classificou em primeiro lugar no grupo.
“Ligia manteve a boa performance do primeiro jogo, movimentando-se bem e acertando a distância da mesa. Já Karin fez sua estréia na competição, pareceu sentir um pouco os efeitos de sua desgastante viagem, mas, atuou bem e bateu Ana Codina, ajudando também nas duplas”, comentou o técnico Lincon Yasuda.
Já no masculino, o Brasil teve sua estréia atrasada de 11h para 14h (local) devido a problemas que os atletas que moram na Europa tiveram com a greve dos controladores de vôo no aeroporto de Paris, além do mau tempo. Mesmo assim, o Brasil não encontrou dificuldades para superar seus dois primeiros adversários. Vitórias por 3 x 0 sobre a República Dominicana e sobre o Equador. Diante dos dominicanos, Hugo Hoyama venceu por 3 x 0 Emil Santos, Gustavo Tsuboi passou por Juan Vila ( 3 x 1) e a dupla Hugo Hoyama/Cazuo Matsumoto superou por 3 x 1 Juan Vila e Samuel Galvez. Já contra os equatorianos, Gustavo Tsuboi venceu por 3 x 2 Alberto Miño, Cazuo Matsumoto ganhou de Dino Suarez (3 x 0) e, nas duplas, Hugo Hoyama e Cazuo Matsumoto passaram por Geovanny-Miño.
“A equipe masculina sofreu com uma viagem tumultuada por motivos alheios à nossa organização. Tiveram de passar uma noite no aeroporto de Cidade do Mexico, e chegaram ao meio-dia dessa segunda-feira, para jogar logo às 14h. O cansaço e a falta de ritmo foram visíveis, porém, todos atuaram com muita competência e venceram bem suas partidas. Agora, ambas as equipes estão classificadas para as quartas de final do campeonato por equipes”, disse Yasuda.