Notícia

BRASIL FATURA DOIS OUROS NO XX LATINO-AMERICANO DE TÊNIS DE MESA

Por CBTM

03/03/2010 03h26


Existiam duas medalhas de ouro em disputa nesta terça, 2/3, no XX Campeonato Latino-americano de Tênis de Mesa, que acontece na cidade de Cancun, no México. E o Brasil brilhou no segundo dia de competição, levando os títulos masculino e feminino por equipes. Nas decisões, Hugo Hoyama, Gustavo Tsuboi e Cazuo Matsumoto derrotaram os argentinos por 3 jogos a 2 enquanto Ligia Silva, Karin Sako e Jéssica Yamada passaram pelas chilenas por 3 a 1.

 

“O Brasil veio para a competição para chegar em todas as finais e brigar por todos os ouros. E já demos prova de que manteremos a nossa hegemonia no continente ao conquistar logo as primeiras duas medalhas em disputa. As equipes estão de parabéns mas tivemos alguns erros individuais que precisamos corrigir”, disse Alaor Azevedo, presidente da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa.

 

As meninas brasileiras tiveram trabalho mas conseguiram vencer as chilenas por três a um. Ligia Silva derrotou Berta Rodrigues por 3 a 0 (11-8, 11-6, 12-10). Jéssica Yamada foi a escalada para o confronto com Maria Paulina Vega e perdeu por 3 a 2 de virada (9-11, 11-13, 11-8, 11-9, 13-11). No jogo de duplas, Ligia Silva e Karin Sako contra Blanca Duran e Maria Paulina Vega. Mais uma vitória brasileira: 3 a 1 (6-11, 11-5, 11-8, 11-4). Coube a Karin Sako vencer o quarto confronto e sacramentar o ouro para o Brasil com a vitória por 3 jogos a 1.

 

“O Brasil sempre teve tradição nessa competição mas fazia dois anos que a gente não vencia. Eu cheguei a ficar um pouco intranqüila no começo do jogo, queria marcar logo o ponto e acabava me precipitando, o que me fez perder o primeiro set. Mas com a ajuda da equipe, eu consegui me acalmar e foquei no jogo. Daí foi só ficar trocando bola e esperar ela errar. Ainda bem que deu tudo certo, esse título já tava engasgado”, disse Karin, lembrando que desde 2007 o Brasil não vencia o Latino-americano no feminino.

 

No masculino, o Brasil não perde uma final desde 2006 quando foi derrotado pela Argentina, por coincidência o mesmo adversário da final de hoje. A equipe portenha conta com nomes como Pablo Tabachnik e o chinês naturalizado Liu Song. O Brasil ainda perdeu o mesatenista número um do país, Thiago Monteiro, nas semifinais por causa de dores no pulso direito. Parecia que o resultado de quatro anos se repetiria. Hugo Hoyama venceu Pablo Tabachnik por 3 a 2 (13-11, 8-11, 11-8, 9-11, 11-8) no primeiro confronto mas Liu Song passou por Cazuo Matsumoto por 3 a 1 (11-7, 8-11, 11-7, 11-5) e empatou a disputa. Na partida de duplas, Hoyama e Gustavo Tsuboi não foram páreo para Tabachnik e Gastón Alto que venceram por 3 a 1 (11-6, 11-8, 6-11, 13-11). Cazuo foi para mais um confronto e venceu Alto por 3 a 0 (11-4, 11-3, 11-6) para deixar tudo igual novamente: dois jogos a dois. A decisão ficou nas mãos de Tsuboi que teria que enfrentar Liu Song na última partida da grande final

 

“Eu já o tinha enfrentado várias vezes e nunca havia vencido. O máximo que eu tinha conseguido foi levar a partida para o tie-break. Mas hoje o cenário era diferente. Só nós dois jogando (geralmente, no tênis-de-mesa vários jogos são disputados simultaneamente num mesmo local), o silêncio, o fato de ser a última partida da decisão, tudo isso me ajudou. Eu fiquei muito concentrado, focado totalmente no jogo e procurei dar o meu máximo. Mesmo se perdesse, eu queria sair com a cabeça tranqüila de ter feito tudo o que eu podia. Ainda bem que além disso, eu saí com a vitória. É um dia especial”, afirmou Tsuboi, que levou o jogo com Song para o tie-break pela segunda vez na vida mas hoje venceu: 3 a 2 (11-6, 10-12, 5-11, 11-6, 12-10).

 

Também hoje aconteceram as outras fases de mata-mata. As meninas começaram o dia vencendo Porto Rico por três a um e depois passaram pelas venezuelanas na semifinal por três a zero. Já os homens encararam os venezuelanos nas quartas-de-final e venceram por três a zero, mesmo placar pelo qual venceram o Chile nas semifinais.

 

Nesta quarta começam a primeira fase das disputas em duplas.

 

 

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?