Por CBTM
Recém eleito presidente da Federação Paraense de Tênis de Mesa, Jefferson Vilas Boas está no Rio Janeiro para a Assembléia Geral Ordinária da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM). Mais novo dirigente do Tênis de Mesa brasileiro, Jefferson espera aprender e conhecer a estrutura da CBTM. Nesse ano, o maior objetivo do presidente é reestruturar a Federação de seu estado.
"O objetivo é tentar levantar o Tênis de Mesa no Pará. Nós perdemos a nossa sede, que era em uma casa alugada e que foi vendida", disse Jefferson. Com a perda da sede, muitos atletas passaram a treinar nos clubes. "Não é a mesma coisa, porque nós tínhamos 12 mesas e muita gente treinava e jogava lá", comentou. A ideia do presidente é agora conseguir uma nova sede e, no próximo ano, levar uma Copa Brasil para Belém.
Outro ponto forte da estratégia da Federação é a formação de novos talentos. Jefferson está levando para as escolas um projeto de incentivo à modalidade. "A Federação faz uma proposta para a escola adquirir duas mesas. Daí, nós colocamos um técnico dentro dessa escola por 60 dias. A nossa ideia é que depois desses dois meses, com a procura dos alunos pela modalidade, essas escolas passem a ter aulas de Tênis de Mesa em seu currículo", explicou o presidente. De acordo com Jefferson, dois colégios já aderiram à iniciativa e os estudantes já estão interessados a se federar para a disputa do Campeonato Paraense.
Hoje em dia, 5 clubes participam das competições, com uma média de 60 atletas por campeonato. O objetivo é dobrar esse número até o final do ano.