Por CBTM
A Argentina pode ser considerada a segunda melhor equipe de Tênis de Mesa das Américas, atrás somente do Brasil. E na disputa da final por equipes dos Jogos Sul-Americanos de Medellín, na Colômbia, mais uma vez, isso ficou provado. Vitória por 3 a 0 e ouro para o Brasil.
Em uma disputa acirrada, Hugo Hoyama venceu Gaston Alto no primeiro jogo, 3 a 2. Na segunda partida, Gustavo Tsuboi passou por Liu Song, placar de 3 a 1. No Campeonato Latino-Americano realizado no início do mês de março em Cancun, no México, o chinês naturalizado argentino venceu Cazuo Matsumoto na final e tirou a medalha de ouro do brasileiro. Dessa vez, o quadro se inverteu e Gustavo vingou o companheiro. Na terceira e última disputa, Hugo Hoyama e Eric Mancini ganharam de Pablo Tabachnick e Gaston Alto e confirmaram o ouro brasileiro.
O Brasil é o maior vencedor masculino por equipes da história do Tênis de Mesa nos Jogos Sul-Americanos. Desde Lima, no Peru, em 1990, foram disputadas seis edições do campeonato. O time brasileiro só não saiu vencedor uma única vez, nos Jogos de Cuenca, no Equador, em 1998.