Por CBTM
Por duas vezes o Brasil enfrentou a Colômbia na disputa em Medellín. Na primeira, pela segunda rodada do torneio, Karin Sako, Jéssica Yamada e Lígia Silva fizeram 3 a 1 em Paula Medina, Johana Mejia e Nathalia Reyes. O segundo encontro foi na grande final e a superioridade brasileira foi comprovada. Mais uma vez 3 a 1 e ouro para as mulheres do Brasil.
Lígia Silva começou bem a disputa e venceu Nathalia Reyes por 3 a 0. No segundo jogo, a colombiana Paula Medina derrotou Jéssica Yamada também por 3 a 0. O resultado negativo não abalou a equipe. Na partida em duplas Jéssica Yamada e Karin Sako passaram por Paula Medina e Nathalia Reyes, placar de 3 a 2. A vitória e o primeiro lugar no pódio vieram com a vitória fácil de Lígia Silva sobre Johana Mejia, 3 a 0.
É o quarto ouro do time feminino brasileiro em Jogos Sul-Americanos. Assim como os homens, a única derrota das mulheres foi em Cuenca, no Equador, em 1998. A supremacia brasileira por equipes pode ser confirmada pelos resultados. Em seis edições do Tênis de Mesa nos Jogos Sul-Americanos, foram disputadas 12 medalhas de ouro e o Brasil conquistou 10.