Por CBTM
Divulgado ontem pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF na sigla em inglês), o Ranking Mundial Feminino é prova da supremacia chinesa na modalidade. As Atletas do Brasil evoluíram em relação aos dois últimos meses.
A amazonense Lígia Silva continua na melhor colocação, 216ª, com 1776.00 pontos. A atleta caiu dez posições em relação a fevereiro. Mas, na comparação com janeiro, quando estava em 225º, subiu nove lugares.
Mariany Nonaka está na posição de número 289, com 1683.00 pontos. Uma lesão no ombro direito tirou a jogadora das últimas competições, como o Campeonato Latino-Americano, disputado no início do mês de março, em Cancun, no México. Na comparação com fevereiro e janeiro, Mariany subiu 18 posições.
Karin Sako é terceira mais bem colocada entre as brasileiras, em 394º, com 1559.00 pontos. A atleta subiu 21 posições em relação a janeiro e dez em comparação com fevereiro.
A jovem Caroline Kumahara, de apenas 14 anos, foi a brasileira com a maior evolução no Ranking. A promessa do Tênis de Mesa estava na 623º lugar em janeiro. Já em fevereiro, Caroline pulou para posição de número 580. Mas, o grande salto veio na comparação de fevereiro com março. Caroline subiu 176 posições e parou no 404º lugar, com 1551.00 pontos.
Por fim, Jéssica Yamada está no 419º lugar, com 1536.00 pontos. A atleta caiu 18 posições em relação a fevereiro, mas subiu 30 lugares na comparação com janeiro.
No topo da lista, quatro das cinco atletas mais bem colocadas são chinesas. Shiwen Liu está em primeiro, Yan Guo está em segundo, Yue Guo em terceiro e Ning Ding em quinto. A hegemonia é quebrada no quarto lugar, que é da atleta de Cingapura, Tianwei Feng.