Por CBTM
O Brasil fez bonito do Aberto de Luxemburgo, que acontece na cidade de Kirchberg, até este sábado, 10/04. Depois de conquistar o bronze por equipes no masculino com Yuri Bavaresco e Cazuo Matsumoto, Karin Sako conseguiu avançar até as quartas-de-final do torneio, garantindo a vaga entre as oito melhores jogadoras do Aberto. Para isso, na tarde desta sexta-feira, ela derrotou a belga Laurence Junker por 4 a 2 (-9,9,7,5,-5,4) nas oitavas-de-final. Nas quartas, enfrentou Laoura Nikoulae e não resistiu ao jogo consistente da grega, sendo derrotada por 4 a 2 (-9,8,9,-10,-7,-9). Nikoulae acabou se tornando a carrasca da brasileira na competição já que, ao lado de Maria Christoforaki, também havia eliminado Karin e Lígia Silva no torneio por equipes.
"Faltou muito pouco para chegar nas semifinais! Essa grega, na verdade, é romena e ganhou de muita gene boa aqui. Ela tirou a Kelly Sibley e nesta quinta havia derrotado Laura Matzke, da Alemanha. Nas oitavas, foi estranho porque parecia que eu estava jogando contra mim mesmo. O Pieke, técnico holandês, tinha comentado "você vai jogar contra você mesma, mas com um forehand melhor! E, realmente, o forehand dela era mesmo melhor que o meu. Mas consegui ser mais consistente durante o jogo e acabei vencendo", comentou Karin, que amanhã enfrenta Alexandra Privalova, da Bielorussia, em busca do quinto lugar.
Para chegar às quartas, Sako passou pela espanhola Anna Badosa por 4 a 0 (4,9,8,9) e pela francesa Alice Abbat por 4 a 3 (-6,10,9,-9,-9,9,6), em um jogo muito disputado.
"O desempenho da Karin foi muito bom. O nível dessa competição era bastante alta e conseguir chegar até as quartas-de-final é um ótimo resultado", analisou Lincon Yasuda, técnico da seleção feminina.
Os outros representantes brasileiros jogaram a repescagem em busca de melhores posições finais no campeonato. Lígia Silva passou por Annick Atammet, de Luxemburgo, por 4 a 0 (5,2,2,1), mesmo placar pelo qual derrotou a francesa Eva Andorin (4,8,5,3). No último jogo em seu grupo, Lígia não precisou nem aquecer a raquete já que a sueca Nina Stenviken não apareceu na arena. Terceira vitória da brasileira, dessa vez por w.o..
Outro que venceu todos os jogos dentro do grupo foi Cazuo Matsumoto. Ele passou por Christian Kill (LUX) por 4 a 3 (-9,7,-6,-12,5,7,8), por Niall Cameron (ESC) por 4 a 1 (3,8,8,-9,5) e por Gregor Foerter também por 4 a 1 (4,8,-,4,10,3).