Por CBTM
Seguindo a decisão tomada em conjunto com a comissão técnica, a Liderança de Seleções da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa divulgou o nome dos atletas que representarão o país na Seletiva para os Jogos Olímpicos de Londres, que acontecerá entre os dias 01 e 07 de março, no Rio de Janeiro.
A principal surpresa da lista foi a presença de Cazuo Matsumoto no lugar de Thiago Monteiro, que disputou o Pan-Americano de Guadalajara, no México, em agosto do ano passado, e foi campeão no Torneio de Equipes. Os outros dois atletas que participarão do evento são Hugo Hoyama e Gustavo Tsuboi.
Cada país pode inscrever apenas três jogadores. Cinco vagas estarão em disputa no Masculino. O chinês naturalizado argentino Liu Song já está classificado porque conquistou o título do Torneio Individual no Pan de Guadalajara.
Graças aos excelentes resultados obtidos em competições recentes, Cazuo Matsumoto conquistou dez posições no Ranking Mundial e subiu para o 127º lugar na lista divulgada no dia 1º de fevereiro pela Federação Internacional de Tênis de Mesa. Isso certamente foi levado em consideração para a escolha.
Essa é a melhor posição já ocupada por Cazuo, que está com 26 anos. Entre os dias 17 e 21 de janeiro, Cazuo participou do Aberto da Hungria, em Budapest. Na fase de grupos, terminou em primeiro lugar com duas vitórias sobre o sérvio Bojan Crepulja e o belga Robin Saudemont.
Na fase de classificação, o brasileiro superou o húngaro Peter Fazekas e garantiu presença na chave principal da competição, entre os 64 melhores, quando foi eliminado após perder para o também húngaro Daniel Zwickl.
Dias depois, Cazuo disputou o Aberto da Eslovênia e também conseguiu se destacar, sendo o brasileiro a conseguir chegar mais longe na competição. Agora, terá a oportunidade de lutar por uma vaga para disputar sua primeira Olimpíada.