Por CBTM
O projeto Esporte Energia Elektro, iniciado há quase um ano, já rende frutos a Guarujá. Com a proposta de promover o conhecimento e a prática de esportes como handebol, basquete, natação, tênis de mesa e ginástica artística, o projeto já conta com 750 crianças inscritas.
Os núcleos beneficiados pelo são compostos pelos bairros Maré Mansa, Santa Cruz dos Navegantes e Morro da Bela Vista, além do Ginásio Marivaldo Fernandes (Guaibê) e Centro Esportivo Duque de Caxias (Terejeba). O programa conta ainda com uma equipe formada por seis professores, um coordenador social e um coordenador geral.
Segundo o coordenador geral Welberti Silva, o Esporte Energia Elektro está dando oportunidades às crianças de conhecerem e praticarem esportes com um planejamento físico e de idade, mas também levando em consideração as questões sociais.
Para incentivar ainda mais a frequência dos alunos, um kit lanche, composto por um suco, um achocolatado, dois biscoitos salgados e uma barra de cereal, é oferecido nos treinos. Desta forma, o estímulo para que o aluno compareça aos treinos é maior. “Se depender das crianças, elas não faltam”, afirma Silva.
Com todo esse incentivo, os resultados já começaram a aparecer. A equipe feminina de handebol conseguiu a terceira colocação no Campeonato Paulista de 2011, na categoria Juniores. Já no basquete, três atletas do projeto se juntaram a equipe sub-13 do Vila Souza e representaram a Cidade no “All-Star Games”, da Liga Paulista de Basquete.
O ex-atleta profissional, Isaías de Souza, é o coordenador social do projeto e aposta na nova geração de “basqueteiros”. Segundo o ex-atleta, “com certeza, eles têm muito potencial. São habilidosos, disciplinados e dedicados. Tenho certeza que ajudarão Guarujá nas quadras. É só manter o foco, e estamos aqui para isso”.
Já na parte social, Isaías faz questão de salientar o objetivo principal do Esporte Energia Elektro. “Trabalhamos na formação do indivíduo. Queremos que eles, futuramente, influenciem de forma positiva onde vivem, gerando benefícios a toda a sua comunidade”, afirma.
O projeto é viável graças a uma parceria com o Ministério dos Esportes, por meio da Lei de Incentivo Fiscal, no qual a concessionária de energia Elektro injetou parte do seu IR, tornando-se patrocinadora do projeto. Além disso, conta também com o apoio da Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer.