Por CBTM
Reconhecida como grande centro judaico mundial, "A Hebraica de São Paulo",desde o dia 25 de dezembro e até o último dia 2, abrigou o maior evento esportivo, depois das Olimpíadas.
Foram mais de 3 mil participantes dos XII Jogos Macabeus Pan-Americanos, de 19 nacionalidades, disputando diferentes modalidades esportivas, de natação a golfe, passando por futebol, basquete,tênis e tênis de mesa, pólo aquático, vôlei de praia, em diversas categorias.
Além das competições, muitas outras atividades aconteceram, simultaneamente,como workshops relacionados à área esportiva, mas também, apresentações dedanças brasileiras e judaicas, curso de percussão, quick massage, cinema,sendo que um dos pontos altos desse grande evento foi o Reveillon que, alémdos sócios e convidados, também foi comemorado por todo esse contingente.
A abertura dos Jogos Macabeus Pan-Americanos aconteceu no Credicard Hall econtou com o desfile das delegações, shows dos grupos de dança folclórica da Hebraica, e apresentação do cantor Dudu Fischer e do grupo israelense Chalav U Dvash. Já o Cabalat Shabat, que celebra a entrada do Dia Santificado nojudaísmo e tem início com o aparecimento da 3ª estrela no céu, foi oficiado pelo rabino Henry Sobel acompanhado por Dudu Fischer, como chazan (cantorlitúrgico)
Os Jogos Macabeus Pan-Americanos e as Macabíadas (realizadas em Israel)acontecem alternadamente a cada quatro anos, sendo que essa é a maior emnúmero de pessoas participando e no que diz respeito à estrutura, desde queos jogos foram realizados pela primeira vez, e coincidentemente, aqui noPaís, em 1967.