Por CBTM
O mesatenista Hugo Hoyama foi a atração principal do 10º festival do projeto "Crescendo no Esporte", realizado pela empresa Suzano Papel e Celulose, em parceria com os municípios de Americana, Santa Bárbara e Limeira. A iniciativa atende sete mil crianças, de 7 a 14 anos, nas três cidades, oferecendo atividades esportivas em horário oposto ao que elas estão na escola em diversos núcleos.
O festival, realizado na ADC (Associação Desportiva Classista) da Suzano, funciona como uma integração entre os beneficiários do projeto. No evento, que começou ontem e segue até hoje, as crianças participarão de atividades em tênis de mesa, xadrez, dominó, damas, futebol, futsal, vôlei e basquete.
Hugo Hoyama falou aos participantes sobre a experiência que possui na área, como forma de incentivo à continuidade no mundo esportivo. "Daqui, com certeza, vão sair vários atletas que futuramente vão representar o Brasil. Passar essas palavras de incentivo a eles é muito importante", afirmou.
Há 35 anos no tênis de mesa, 25 deles na seleção brasileira, e tendo no currículo a disputa de 17 campeonatos mundiais, cinco Jogos Olímpicos e sete Jogos Pan-americanos, onde conquistou quinze medalhas - sendo dez de ouro -, Hoyama apresentou a receita para que os jovens tenham sucesso nesse caminho. "Primeiro, muito estudo, depois disciplina e treino para se tornar um grande atleta".
O garoto Willian Lopes da Silva, de Santa Bárbara d'Oeste, disse que aproveitará os ensinamentos do mesatenista e seguirá no esporte "Essa iniciativa é muita boa. Gostei muito do que ele falou. Para mim significou bastante". Para Leonardo Vieira, de Americana, a experiência de Hugo Hoyama também é muito importante. "Ele vai inspirar mais pessoas a praticar esporte", disse.
Marco Antonio Fuzato, gerente executivo industrial da Suzano, ressaltou o papel social desempenhado pela empresa com a ação. "O projeto tem por objetivo a inclusão social e a prestação de valores aos jovens, importante para a formação deles em qualquer tipo de situação", afirmou.