Por CBTM
A Seletiva adulta para o Campeonato Latino-Americano, cujo Torneio de Equipes definirá três representantes do país no Pré-Olímpico, reuniu no Centro de Treinamento Nacional da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, em São Paulo, atletas de todas as gerações, no Masculino e Feminino.
No final, a experiência sobrepujou a juventude e os dois atletas que há anos estão no topo acabaram conquistando as vagas. O eterno Hugo Hoyama e a brilhante Lígia Silva mais uma vez mostraram na mesa que continuam entre os melhores e que podem representar o país por muito tempo ainda.
O Masculino reuniu dos experientes Thiago Monteiro e Israel Barreto aos novatos Hugo Calderano, Eric Jouti e Jeff Yamada, incluindo um grupo intermediário com nomes como Cazuo Matsumoto, Eric Mancini e Danilo Toma, o que tornou o evento muito mais imprevisível e emocionante.
No Feminino a história se repetiu. Para conquistar o título, por exemplo, Lígia superou na final Caroline Kumahara, a maior revelação da modalidade dos últimos tempos, que com apenas 16 anos já participou de um Pan-Americano, em Guadalajara, e está entre as favoritas para disputar uma vaga para Londres.
Além do talento e da experiência, Hugo e Lígia também possuem em comum o amor pelo esporte e a dedicação, além da humildade. Mesmo depois de superar Cazuo Matsumoto e garantir sua vaga para o Latino, Hugo falou sobre a possibilidade de disputar mais uma Olimpíada mas evitou dizer que já está na Seleção, pois a definição é algo que cabe a Comissão Técnica.
--- Se o Brasil conquistar a vaga e eu for convocado com certeza estarei em Londres para representar meu país com muito orgulho mais uma vez --- disse Hugo.