Por CBTM
O Sambódromo do Rio de Janeiro, no Centro da cidade é o famoso palco dos tradicionais desfiles das escolas de samba no carnaval carioca, o local é a primeira instalação esportiva do Rio 2016 a ser entregue ao público. Lá, terão lugar a largada e a chegada da maratona dos Jogos Olímpicos e as provas de tiro com arco nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.
A reforma terminou no prazo estipulado pela Prefeitura do Rio, a tempo para o carnaval de 2012, na próxima semana, e mais de quatro anos antes dos Jogos Rio 2016. Com a obra, que custou R$ 35 milhões, o projeto original do arquiteto Oscar Niemeyer foi finalmente concluído. Foram construídas quatro novas arquibancadas em um dos lados do Sambódromo, espelhando as já existentes no lado oposto e ampliando a capacidade de 60.000 para 72.500 lugares.
--- Esta inauguração é um grande exemplo de como os Jogos estão integrados com a cidade. Além da possibilidade de realizar provas em um cenário mundialmente reconhecido, a escolha do Sambódromo como local de competição da maratona e do tiro com arco oferece ao Rio de Janeiro um palco renovado e ampliado para uma de suas maiores festas populares. Para os Jogos Rio 2016, também significa ter uma instalação esportiva pronta com uma antecedência de mais de quatro anos --- comemorou Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, na reabertura da instalação.