Por CBTM
No início da noite dessa terça-feira foram definidas as duas últimas vagas do feminino para os Jogos Olímpicos de Londres. Após um dia inteiro de disputas, as duas atletas que sairam festejando foram a venezuelana Fabíola Ramos e a experiente chilena Berta Rodrigues.
As duas se juntarão as brasileiras Lígia Silva e Caroline Kumahara, a mexicana Yadira Silva e a colombiana Paula Medina. Jessica Yamada perdeu para Fabíola Ramos, mas ainda tem chances de ir a Londres porque o Brasil já está garantido no Torneio de Equipes. A decisão de quem ficará com a terceira vaga será anunciada em maio.
Para conseguir sua classificação, Fabíola Ramos começou o dia vencendo Mabelyn Enriquez, da Guatemala. Depois passou pela colombiana Lady Ruano e pela brasileira Jessica Yamada. Na semifinal superou a chilena Paulina Vega em um jogo emocionante e equilibrado, que terminou 4 a 3 (11-9, 8-11, 11-8, 9-11, 11-7, 6-11, 13-11).
Berta Rodrigues estreou com vitória sobre a peruana Francesca Vargas. Depois passou por Andrea Estrada e Carelyn Cordero, de Porto Rico. Na semifinal, conseguiu impor seu ritmo levou a melhor fazendo 4 a 1 na colombiana Johana Araque (11-7, 11-9, 14-12, 6-11, 11-9).