Por CBTM
O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) liberou o uso de uniformes de outras marcas esportivas durante os treinos e competições para os Jogos de Londres-2012. A medida acaba com uma antiga polêmica, já que, até Pequim-2008, todos eram obrigados a usar o material fornecido pelo patrocinador do COB. Já no desfile, na Vila Olímpica, no pódio e nas viagens, todos os atletas terão que usar uniformes oficiais da entidade.
Em Sydney-2000, o tenista Gustavo Kuerten reinvidicou o direito de jogar com seu próprio material, o que não foi permitido. Em Pequim, a seleção brasileira de futebol teve de tapar com uma bandeira do Brasil o escudo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
--- Patrocinador não existe, só a marca esportiva. No caso do futebol, o problema acabou, porque também assinamos com a Nike. Mas para que não houvesse mais problema, nós liberamos as marcas para cada uma das confederações. Por exemplo, o vôlei, que usa Olympikus, vai treinar e jogar com essa marca, apesar de a marca da delegação ser Nike. Uniforme de viagem, desfile, vila e pódio são os nossos. Treinamento e competição, os das confederações --- disse Marcus Vinícius Freire, superintendente executivo de esportes do COB.
As confederações que não têm fornecedores usarão uniformes do COB nos treinos e competições.
--- Demos o direito dessa propriedade para as confederações. É mais uma propriedade que podem vender, com certeza o valor do contrato deles com seus fornecedores aumentou.