Por CBTM
O Ministério da Defesa (MD) lançou, na tarde de hoje, o vídeo institucional do Programa Forças no Esporte, produzido pelo Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (Cecomsaer), em cerimônia realizada no auditório do órgão.
A abertura do evento foi realizada pelo presidente da Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB), general-de-divisão Fernando Azevedo e Silva. A CDMB é o setor da Defesa responsável pela viabilização do projeto. Na ocasião, o militar fez uma breve explicação e apresentação do programa e, em seguida, foi exibido o vídeo. O general avaliou a evolução do projeto: “É a educação no sentido mais amplo. Amparar a criança, o adolescente e prepará-los para o futuro e para a inclusão social, e tudo por meio do esporte e da iniciativa dos comandantes das unidades que abrigam isso.”
Cerca de 50 crianças do núcleo coordenado pelo Grupamento de Fuzileiros Navais também fizeram parte do evento. Para Rodrigo Wendell da Silva, de 15 anos, o Forças no Esporte tem uma representação fundamental na sua vida: “Ele me proporcionou novas oportunidades porque, às vezes, eu vinha da escola e não tinha nada para fazer. Para não ir para as ruas, eu vou para o projeto. Lá, temos a possibilidade de seguir adiante com a prática de cursos e esportes.” Ao final da solenidade, o grupo entregou a cada um dos convidados uma cópia do vídeo do programa.
O lançamento foi presidido pelo secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto da Defesa, almirante-de-esquadra Julio Saboya de Araujo Jorge. Participaram da cerimônia o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), general-de-exército José Carlos De Nardi; o chefe de Preparo e Emprego (CPE), general-de-exército João Carlos Vilela Morgero; o secretário Nacional de Esporte Educacional, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte, vice-almirante Afonso Barbosa; o presidente da União Planetária, senador Ulisses Riedel; e representantes da Secretária Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), do Ministério da Educação, do Ministério das Comunicações, da Associação de Poupança e Empréstimo (Poupex) e da Receita Federal.
Projeto
O Forças no Esporte, criado em 2003 e por iniciativa do MD, inteagra o programa Segundo Tempo, do Ministério do Esporte. Tem como finalidade promover inclusão social, por meio de práticas esportivas para alunos da rede pública de ensino, entre 7 e 17 anos, de comunidades em situação de vulnerabilidade social.
Nele, crianças e adolescentes têm a oportunidade de praticar esportes e assistir a aulas de reforço escolar, além de receber assistência médica-odontológica, alimentação, vestuário e transporte. A valorização da cidadania, preparação para o mercado de trabalho e a prevenção da violência e da marginalidade também fazem parte do programa.
Atualmente, mais de 80 unidades militares do Exército, Marinha e Aeronáutica atendem 12 mil crianças, adolescentes e jovens em todo o território nacional. O projeto tem como parceiros o MDS e o Ministério do Esporte. É realizado por militares e profissionais especializados que utilizam a infraestrutura das três Forças.
As organizações militares interessadas em participar do programa podem entrar em contato com o Centro de Operações Terrestres (Coter) do Exército ou nos Estados-Maiores da Marinha (Ema) e da Aeronáutica (Emaer).