Por CBTM
Eles vieram de 23 escolas da Diretoria Regional de Paraíso e juntos somam 23 equipes e exatamente 1008 atletas. Deixaram seus municípios para participar da competição estudantil mais importante do Estado, os Jets – Jogos Estudantis do Tocantins. O evento acontece paralelo a FLIT – Feira Literária Regional do Tocantins, que tem abertura oficial nesta quinta-feira, 10.
Nesta quarta-feira, 09, foi a vez dos estudantes das modalidades individuais mostrarem todo o seu talento. As provas de atletismo tiveram inicio nas primeiras horas da manhã, às 7:30 mais de 350 já estavam no Estádio Pereirão, em Paraíso, para competir em várias modalidades. Entre os atletas estudantes estavam Laécio Clemente do Colégio Estadual David Barbosa, de Marianópolis, que venceu a prova de 1mil metros rasos. “Quero ser uma atleta de alto nível, estou competindo em busca deste sonho”, disse o menino de apenas 13 anos.
Da mesma prova também participou o estudante indígena Tewahy Karajá, da Escola Estadual Indígena Kumanã. Mesmo com um pouco de timidez o menino revelou que apesar dos esportes serem um pouco diferentes dos praticados em sua cultura, foi importante fazer parte do Jets. “Gostei muito, conheci novas pessoas, foi a primeira vez que sai da minha aldeia”, explicou o menino que nem fala português e teve a ajuda do diretor da escola, Rogério Tewaxure, para traduzir sua emoção.
Nesta edição os jogos unem as duas categorias 12 a 14 e 15 a 17, o objetivo da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) é proporcionar integração e dar condições para que os estudantes também participem da programação cultural da FLIT. Além de otimizar recursos na realização de ambos os eventos.
O dia também foi de competição para os atletas do xadrez, vôlei de praia e tênis de mesa. Os Jets seguem até sábado, 12, quando acontecem as finais das modalidades coletivas dos jogos.