Por CBTM
Noite de gala no teatro Maria Sylvia Nunes, em Belém. No palco, as estrelas do esporte paraense - divididos em 16 categorias e outras quatro especiais como o esporte responsa e a personalidade esportiva - foram premiadas com o Trofeu Romulo Maiorana, na 18ª edição do evento e arrancaram aplausos e lágrimas da plateia.
O primeiro a subir no palco, porém, foi um time de 14 violocenistas mais um baterista dos violoncelistas da amazônia que conseguiram mostrar, através da música, como o Pará é de nível mundial.
Entre os indicados, o atletismo foi o primeiro a ser chamado ao palco e teve como gande nome da noite Rosivaldo Moreira, que vive a profissão de corredor como a de lavrador, pantando e colhendo - entre hortaliças e outros alimentos - medalhas e marcas no esporte.
No basquete, Felipe Oliveira Silva foi o grande vencedor e agradeceu ao Paysandu - por onde joga - pela oportunidade de poder praticar o esporte. Na sequência, Tássya Priscilla da C.B. de Moraes recebeu pela primeira vez o troféu e não aguentou a emoção. As lágrimas foram contidas, mas não a comemoração da família que estava presente no teatro.
Fora das quadras e dos tatames, chegou a vez da modalidade de desportos aquáticos, onde a jovem Marcela Salgado escondeu o nevosismo para receber o Troféu Romulo Maiorana. Ainda sobre a água, a modalidade Remo teve Deyvison Renato Siqueira como o dono dos holofotes.
Já no universo da bola, o futebol profissional teve como premiado o meio-campista Gian, que chegou a anunciar a própria aposentadoria, mas voltou atrás e foi o capitão da campanha que rendeu ao Independente o título de primeiro time do interior a ser campeão paraense. No futsal, a vencedora foi Mayara Andréia, que além de receber o Troféu RM, entrou para a história do evento como a primeira atleta a ser indicada em duas modalidades (futsal e futebol). Já no handball, um 'Pelé' chamado Fábio Ramos de Barros foi o grande vencedor e assistiu a Adriano Moreira se emocionar ao agradecer a mãe pelo incentivo para não deixá-lo desistir do esporte.
Se, no mundo da bola, chamar uma partida de duelo é algo comum... Os nomes da luta paraense, nas categorias Judô e Karatê vestiram traje de gala ao invés dos kimonos para subir ao palco para encarar a plateia e agradecer pelo recebimento do troféu. Os nomes foram Camila Batista de Souza para o Judô e Hugo Yamaguchi para o Karatê.
A categoria necessidades especiais teve Juan Souza Silva, o jovem levantador do colégio Sucesso, como o nome da noite. Aliás, noite que teve também o projeto 'Bom de escola, bom de bola', do bairro do Jaderlândia, em Belém, como premiado.
Com uma raquete na mão, a pequena e já experiente em Troféus RM, Brenda Rique voltou a ter o nome anunciado como dona da taça e a já experiente de vida, Sandra Maria Lopes, recebeu teve o nome pela primeira vez colocado entre os campeões do ano. Já na modalidade de ginástica, Tália Oliveira Chagas foi representada pelo primo Fábio Luz, que agradeceu ao apoio das Organizações Romulo Maiorana ao esporte.
Fora das áreas de competição, seja em quadras, em piscinas ou tatames, o Troféu Romulo Maiorana premiou o professor de Judô, Alam dos Reis Saraiva, como o vencedor, assim como, na categoria Federação do ano, o 'ace' foi a do Tênis de mesa, representada pelo seu presidente Nizomar Carneiro.
A personalidade esportiva teve o baiano que se declara 'comedor de açaí', Fabiano Gomes, como vencedor e, emocionado, o corredor que chegou a liderar a São Silvestre - uma das maiores corridas da América Latina - falou: 'por essa eu não esperava. Obrigado mesmo por tudo!'
Anunciado por Romulo Maiorana Neto, o atleta do ano, por outro lado, foi o paraense de 'olho puxado' Hugo Yamaguchi, que já chegou a levar seu Judô para fora do Brasil e tem na estante de títulos, dez troféus de campeão paraense.
Antes de finalizar o evento, as Organizações Romulo Maiorana, através do superintendente da TV Liberal, Fernando Nacimento, fizeram uma grande homenagem ao jornalista esportivo João Batista Belinazzo Neto, mais conhecido como Léo Batista, um dos mais antigos profissionais do ramo em atividade no país e teve o apresentador Ernesto Lacombi - colega de trabalho na Rede Globo - como representante.
O Troféu Romulo Maiorana foi um evento promovido pela TV Liberal, com os patrocínios dos Supermercados Nazaré e da Esamaz, além do apoio do Governo do Estado do Pará.