Por CBTM
O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e o governo do Rio Grande do Norte assinaram um convênio que oficializou a cidade de Natal como a sede das Olimpíadas Escolares de 2013. A competição acontecerá em setembro e reunirá mais de cinco mil jovens atletas de 12 a 14 anos.
Doze modalidades serão disputadas no torneio: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez.
A definição de Natal como sede da maior competição de esporte estudantil do país foi baseada em relatórios apresentados após visitas de inspeção, realizadas no primeiro semestre de 2011.
O COB vai investir cerca de R$ 4,5 milhões na realização dos jogos em hospedagem, alimentação, passagem das delegações, uniformes, premiação, entre outros. O governo do Rio Grande do Norte será responsável pela realização da Cerimônia de Abertura, pela estrutura dos estabelecimentos esportivos, além do transporte dos atletas e das delegações e da segurança.
As Olimpíadas Escolares são realizadas sempre em duas etapas - em cidades diferentes -, com faixas etárias distintas. Em 2012, a de 12 a 14 anos aconteceu em Poços de Caldas (MG) e contou com disputas em uma nova modalidade: lutas associadas. Já a etapa de 15 a 17 anos foi realizada em Cuiabá (MT) e também teve uma novidade no programa: o vôlei de praia.