Notícia

Termina neste sábado a terceira edição do Curso Avançado de Gestão Esportiva

Por CBTM

01/06/2012 19h12


Organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), através do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), com o apoio dos Programas da Solidariedade Olímpica do Comitê Olímpico Internacional (COI), o CAGE teve duração de 12 meses e capacitou novos gestores para diversos setores do mercado esportivo brasileiro. 

Desde a sua primeira edição, o CAGE já formou 62 profissionais. A terceira edição do CAGE teve 28 participantes de diferentes setores do esporte nacional, como o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016, Forças Armadas, Conselho de Clubes Formadores de Atletas Olímpicos (CONFAO), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), secretarias de esportes municipais, Ministério do Esporte, além de funcionários do próprio COB.

Um dos aspectos importantes do CAGE é o incentivo à transição de carreira de atletas após encerrarem a prática esportiva. O CAGE já contribuiu para a formação de Adriana Behar (vôlei de praia), Sebástian Cuattrin (canoagem) e Daniela Polzin (judô). Agora, nesta edição, o curso teve a participação de Hortência Marcari, campeã mundial de basquete, em 1994, e medalhista olímpica de prata em Atlanta 1996.

"O CAGE é fundamental para o desenvolvimento das entidades esportivas nacionais. A gestão esportiva é uma área nova no Brasil e existem poucas pessoas capacitadas.O curso é fortíssimo e foi muito importante para mim. Hoje, sou outra pessoa, muito mais preparada para colocar em prática o que aprendi no CAGE", comentou Hortência, atual diretora do departamento feminino da Confederação Brasileira de Basquete e vice-presidente da Comissão de Atletas do COB.

O IOB possui três grandes objetivos com a realização do CAGE: promover o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos de gestores esportivos necessários para um gerenciamento mais efetivo das instituições esportivas nacionais; promover a análise, discussão, produção de conhecimento e desenvolvimento de propostas de soluções concretas de situações-problema encontradas em organizações esportivas; e fomentar o intercâmbio de informações e o desenvolvimento de uma rede de contatos profissionais entre os gestores.

"O CAGE visa contribuir para o desenvolvimento do esporte nacional através da capacitação profissional. O COB atende, com isso, a uma demanda de um mercado aquecido pelos futuros eventos esportivos que acontecerão no país. O CAGE procura promover e expandir habilidades e conhecimentos necessários para um gerenciamento mais efetivo das organizações esportivas do país", afirma o Marcus Vinícius Freire.

Instituto Olímpico Brasileiro (IOB)

O Instituto Olímpico Brasileiro é um centro de estudos e difusão de conhecimento de referência nacional sobre esporte olímpico. Um de seus objetivos é promover o intercâmbio e a difusão de conhecimento, a partir de cursos, seminários, congressos e demais eventos acadêmicos. O IOB visa a fomentar a pesquisa, desenvolver e manter uma base de dados de informações relacionadas ao esporte (artigos, vídeos, gravações, manuais, imagens e documentos em geral), além de promover o desenvolvimento e a elaboração de ferramentas de apoio à tomada de decisão. O Instituto tem o propósito de compartilhar as melhores práticas e tecnologias com atletas, preparadores físicos, gestores, técnicos, treinadores e demais profissionais envolvidos com o esporte.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?