Por CBTM
Três trabalhadores que voltaram a praticar esporte depois dos 40 anos conquistaram mais qualidade de vida e equilíbrio com a balança. Juntos eles conseguiram perder 41 quilos e agora pretendem ganhar a medalha de ouro nos Jogos Nacionais do Serviço Social da Indústria (SESI), que ocorrerá de 5 a 8 de junho, em Goiânia.
Neste ano, a 8ª edição dos Jogos Nacionais será realizada no Clube SESI Antônio Ferreira Pacheco, e reunirá 1.023 mil trabalhadores de 247 indústrias brasileiras. Eles competirão em 10 modalidades esportivas, como futebol, natação, voleibol, tênis de campo e de mesa, atletismo e xadrez.
Foi a braçadas na piscina que o engenheiro eletricista da Central Elétricas do Pará (Celpa), João Lobato Junior, de 52 anos, emagreceu 20 quilos em sete meses. “Sempre pratiquei esport e e desde criança gosto da natação”, diz o engenheiro eletricista. Apesar disso, ele parou de nadar em 2006.
“Durante cinco anos não fiz atividade física. Com isso, passei de 93 para 110 quilos”, conta. O alerta veio com dificuldades na visão, um dos sintomas da diabetes. “Eu estava com a glicose em 200 miligramas por decilitro (mg/dL) de sangue. Hoje mantenho em 85 mg/dL e estou com 90 quilos”, explica. “Tive que apertar todas as roupas”, brinca ele, que adotou um novo estilo de vida, inclusive com alimentação mais saudável. Nos Jogos do SESI, Lobato buscará o melhor tempo no revezamento de 400 metros livres e nos 50 metros nado golfinho.
Outro trabalhador que retornou as piscinas foi o analista de sistemas da Celpa, Mauro Tavares, de 47 anos. Ele compartilha da mesma experiência do colega João. “Parei de nadar em 1991. Nos 12 anos sem pr aticar natação, engordei mais de 10 quilos. Isso passou a sacrificar minha coluna”, conta Tavares. Com a ginástica laboral, iniciada em 2003, ele amenizou as crises de lombalgia e decidiu voltar às piscinas. Conseguiu reduzir o peso de 90 para 77 quilos.
“As dores desapareceram desde que retornei as piscinas. A natação é necessária para minha saúde”, diz ele. Mauro defendeu a Celpa nas edições de 2007, 2010 e 2011 dos Jogos Nacionais do SESI. Na última edição da competição, realizada em 2011, na Bahia, ele foi bronze na prova de 50 metros costas. Ao todo, 14 trabalhadores da Celpa se classificaram para o torneio de natação dos Jogos deste ano e outros quatro disputarão provas no atletismo no salto em altura e a distância, arremesso de peso e corrida nos 100 e 200 metros.
Entre os trabalhadores que consegui ram equilíbrio na balança está a auxiliar administrativa da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) de Cuiabá, Mato Grosso, Denise Telles, de 46 anos, que chegou a pesar 98 quilos. Em 2008, por indicação da área de integração dos Correios, Denise descobriu o tênis de mesa como esporte preferido. “Perdi 11 quilos depois que comecei a jogar”, diz ela, que hoje está com 87 quilos.
Denise conta que superar o sobrepeso foi um desafio. “Só consegui me superar e sair da fase gordinha porque gosto muito do esporte e porque fui determinada”, acrescenta. Motivada pelo esporte, que traz valores como a determinação e a superação, Denise pretende reduzir mais 15 quilos ganhados no período de sedentarismo. “Quero chegar a 69 quilos”, diz. A auxiliar administrativa completará a equipe dos Correios de Mato Gr osso nos Jogos do SESI, em Goiânia, com outros quatro colegas de trabalho que disputarão medalhas na natação e no atletismo, nas provas de arremesso de peso e salto em altura.
De acordo com o chefe de Integração e Benefícios Sociais dos Correios, Gilmar Ribeiro a participação dos funcionários em torneios como os Jogos do SESI é resultado do estímulo que a empresa dá para o esporte. Os Correios mantém o Programa Esporte na Empresa em que os empregados podem participar de campeonatos internos de futsal masculino e feminino, vôlei, atletismo, natação, além de corridas. “A qualidade de vida do nosso funcionário resulta no melhor clima no ambiente de trabalho. Um empregado mais motivado enfrenta melhor as adversidades do dia a dia”, destaca Ribeiro.