Por CBTM
A partir desta quarta-feira (6) até domingo (10), oito municípios paranaenses vão sediar a fase macrorregional dos 59º Jogos Escolares do Paraná, o maior evento esportivo da América Latina para estudantes de 12 a 17 anos. Campo Largo, Pinhão, Dois Vizinhos, Corbélia, Ubiratã, Cianorte, Ivaiporã e Cornélio Procópio devem receber, na última etapa antes das finais, cerca de 16 mil participantes dos 32 núcleos regionais de educação.
Os Jogos Escolares do Paraná são promovidos pelas secretarias estaduais do Esporte e da Educação e pelos municípios sede. Cada macrorregional é composta por quatro núcleos regionais de educação (NRE). Campo Largo (MR1) reúne escolas da Capital, litoral e da Região Metropolitana de Curitiba. Em Pinhão (MR2) estarão representados os NREs de Guarapuava, Irati, Ponta Grossa e União da Vitória. Dois Vizinhos (MR3) vai receber as equipes dos núcleos de Pato Branco, Francisco Beltrão, Laranjeiras do Sul e do próprio município sede. Corbélia (MR4), que foi o último município a ser confirmado como sede da macrorregional, vai receber os núcleos de Assis Chateaubriand, Cascavel, Foz do Iguaçu e Toledo.
Na Macrorregional 5 (MR5), Ubiratã receberá os núcleos de Campo Mourão, Pitanga, Maringá e Goioerê. Cianorte (MR6) estará com os NREs de Paranavaí, Loanda, Umuarama e do próprio município, enquanto que Ivaiporã (MR7) vai receber os municípios dos núcleos de Apucarana, Ivaiporã, Telêmaco Borba e Londrina. A Macrorregional 8 (MR8) vai acontecer em Cornélio Procópio e vai reunir os núcleos de Ibaiti, Jacarezinho e Wenceslau Braz, além do município sede.
A fase final para alunos de 12 a 14 anos (Divisão B) será em Francisco Beltrão, sudoeste do Paraná, entre 22 e 30 de junho, e para estudantes de 15 a 17 anos (Divisão A) será em Toledo, oeste, entre 17 e 25 de agosto. As modalidades coletivas que fazem parte dos JEPs são basquetebol, voleibol, futsal, handebol e vôlei de praia. As individuais, atletismo, Tênis de Mesa e xadrez.