Por CBTM
A vinda dos Jogos Abertos para Bauru proporcionou visibilidade para certas modalidades geralmente esquecidas pelos torcedores e poder público. E em um deles a cidade caminha para virar um verdadeiro polo regional: o Tênis de Mesa.
O retorno da modalidade aos holofotes bauruenses começou no fim de 2011, com a criação da Associação Nova Era. O time surgiu com a ideia de representar a cidade nas competições estaduais e nos Jogos Regionais e Jogos Abertos, que acontecerão aqui neste ano.
Para isto foi buscar reforços. O primeiro foi o coordenador técnico Adilson Toledo, responsável pela formação da equipe. Já são nove atletas de alto rendimento que treinam no Clube Nipo, incluindo até mesmo Paulo Salmin, da seleção brasileira Paralímpica.
--- O objetivo maior é justamente ter estrelas e resultados. Servirá como espelho para os jovens. Um bom desempenho traz desenvolvimento para a modalidade. E eu como bauruense quero ver minha cidade desenvolvida no meu esporte ---, confessou Cláudio Massad.
O objetivo é bem claro: a medalha de ouro nos Jogos Abertos. Tanto que desde o início do ano os atletas moram e treinam na cidade. Além disso, eles estão próximos de finalmente ganhar seu centro de desenvolvimento, na avenida Nossa Senhora de Fátima. Apenas questões burocráticas impedem a inauguração do espaço.
--- Esse centro irá nos ajudar muito. Além dos treinos poderemos fazer trabalhos com os jovens atletas e integrar ainda mais a modalidade em Bauru ---, comentou Adilson Toledo.
Feito isso, o Tênis de Mesa está pronto para levantar a bolinha aqui na cidade e se transformar em polo de desenvolvimento na modalidade.
Aberto do Brasil
Três atletas da Associação estrearam ontem pelo Aberto do Brasil, em Santos. A competição é uma das etapas do Circuito Mundial de Tênis de Mesa. Yuri Bavaresco está no Grupo 6, ao lado do brasileiro Massao Kohatsu e do belga Cedric Nuytinck. Já Rafael Watanabe está no Grupo 12 com o brasileiro Eric Jouti e o argentino Fermin Tenti.