Notícia

Cidade de Bauru investe no Tênis de Mesa e quer virar polo regional

Por CBTM

18/06/2012 14h32


 
A ida dos Jogos Abertos para Bauru proporcionou visibilidade para certas modalidades geralmente esquecidas pelos torcedores e poder público. E em um deles a cidade caminha para virar um verdadeiro polo regional: o tênis de mesa.
 
O retorno da modalidade aos holofotes bauruenses começou no fim de 2011, com a criação da Associação Nova Era. O time surgiu com a ideia de representar a cidade nas competições estaduais e nos Jogos Regionais e Jogos Abertos deste ano, que acontecerão aqui neste ano.
 
Para isto foi buscar reforços. O primeiro foi o coordenador técnico Adilson Toledo, responsável pela formação da equipe. Já são nove atletas de alto rendimento que treinam no Clube Nipo, incluindo até mesmo Paulo Salmin, da seleção brasileira paralímpica.
 
“O objetivo maior é justamente ter estrelas e resultados. Servirá como espelho para os jovens. Um bom desempenho traz desenvolvimento para a modalidade. E eu como bauruense quero ver minha cidade desenvolvida no meu esporte”, confessou Cláudio Massad.
 
O objetivo é bem claro: a medalha de ouro nos Jogos Abertos. Tanto que desde o início do ano os atletas moram e treinam na cidade. Além disso, eles estão próximos de finalmente ganharem seu centro de desenvolvimento, na avenida Nossa Senhora de Fátima. Apenas questões burocráticas impedem a inauguração do espaço.
 
“Esse centro irá nos ajudar muito. Além dos treinos poderemos fazer trabalhos com os jovens atletas e integrar ainda mais a modalidade em Bauru”, comentou Adilson Toledo.
 
Feito isso, o tênis de mesa está pronto para levantar a bolinha aqui na cidade e se transformar em polo de desenvolvimento na modalidade.
 
Internacional/ E três atletas da Associação estreiam hoje pelo Aberto do Brasil, em Santos. A competição é uma das etapas do Circuito Mundial de Tênis de Mesa. Yuri Bavaresco está no Grupo 6, ao lado do brasileiro Massao Kohatsu e do belga Cedric Nuytinck. Já Rafael Watanabe está no Grupo 12 com o brasileiro Eric Jouti e o argentino Fermin Tenti.
 
No lado feminino, Isabela Soave caiu no Grupo 4, ao lado da brasileira Ligia Silva, da indiana Divya Deshpande e a chilena Berta Rodriguez. Os três estão na fase de classificação. A chave principal começa na sexta-feira.
 
Paulo Salmin treina em Bauru de olho em Londres
 
De longe ele já pode ser considerado o principal jogador da equipe de tênis de mesa de Bauru. Nem mesmo o fato de ter nascido sem uma perna impediu isso. O jovem Paulo Salmin, 18 anos, é a grande aposta da Associação Nova Era e estará presente nos Jogos Paralímpicos de Londres, neste ano.
 
Ele conseguiu a classificação no fim do ano passado, mesmo realizando sua preparação para a edição de 2016, no Rio de Janeiro. “Não era o que estava previsto. A meta era chegar forte em 2016, mas deu certo e estamos aí. Agora é tentar ficar entre os oito em Londres. Se vier mais, não tem problema”, brincou.
 
Nada mau para este atleta que nasceu em Jaú e descobriu o esporte por intermédio de um colega, cinco anos atrás. “Eu comecei e não parei. Meus colegas pararam”, confirmou.
 
Ele chegou em Bauru no início do ano, para competir e treinar com a Associação Nova Era. Voltando dos Jogos Paralímpicos, volta toda sua atenção para os Jogos Abertos. “É o foco depois disso. Não vamos nem parar os treinos”. E ele não para mesmo. Precisa alternar os treinos em Bauru com as constantes viagens com a seleção brasileira.
 
Diário de São Paulo
 

 

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?