Por CBTM
Chegou o momento de conhecermos os novos talentos do esporte catarinense. Começa nesta sexta-feira (22), em Lages, a fase estadual das Olimpíadas Escolares, com apoio da RBS TV. As equipes selecionadas irão representar Santa Catarina na etapa nacional, que será na cidade mineira de Poços de Caldas (12 a 14 anos), de 6 a 15 de setembro, e em Cuiabá (15 a 17 anos), entre 25 de novembro e 8 de dezembro.
Estudantes da rede pública e privada participam do evento, que a cada ano tem revelado novos atletas e promovido a inclusão social a partir da prática saudável e positiva do esporte. A fase estadual de Lages acontece de 22 a 24 de junho. Esta etapa vai reunir os campeões e vices das seleções regionais de cada modalidade esportiva, da categoria de 12 a 14 anos.
A próxima seleção estadual, para os alunos de 15 a 17 anos, ainda não tem data nem local definidos. As modalidades são: atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, judô, luta, natação, taekwondo, Tênis de Mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez.
Uma das revelações catarinenses nos jogos escolares é a velocista Tamiris de Liz, campeã brasileira do sub-23 dos 100 e dos 200 metros. A atleta de Joinville, que despontou nas Olimpíadas Escolares de 2006, é indicada como uma das favoritas para as Olimpíadas do Rio-2016. Um dos objetivos do projeto com estudantes é justamente consolidar o legado esportivo do evento mundial sediado no Brasil daqui a quatro anos.
De acordo com os dados do Censo 2010, Santa Catarina soma 3604 escolas públicas e privadas que podem participar das Olimpíadas Escolares. Cabe às escolas manifestar interesse e providenciar as inscrições de seus alunos. O evento acontece em todo o país e tem o apoio do Comitê Olímpico Brasileiro, do Ministério do Esporte, das Confederações, dos Governos Estaduais e das Organizações Globo.
As Olimpíadas Escolares têm incentivado crianças e adolescentes a encontrarem novas oportunidades na prática do esporte. Além de resgatar a importância das competições estudantis no Brasil, é uma ferramenta de desenvolvimento humano, promove a inclusão social e fortalece a associação entre o esporte e a educação.