Por CBTM
Bons fluidos não faltarão aos atletas do Brasil que forem disputar os Jogos Olímpicos de Londres 2012. Até porque os competidores não irão embarcar apenas com a torcida brasileira. Desde antes de a pira olímpica ser acesa, já contam com a simpatia dos donos da casa.
Foi o que ficou provado na noite desta quinta-feira (21), em evento de despedida promovido no Rio de Janeiro pelo Consulado Britânico.
No bairro do Leblon, atletas e ex-atletas brasileiros que estarão na Inglaterra foram recebidos pela cônsul geral britânica na capital fluminense, Paula Walsh, e pelo vice-primeiro-ministro britânico, Nick Clegg.
O político chefia a delegação britânica na Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20, no Rio de Janeiro, e mostrou afeição pelos brasileiros. Tanto é que demonstrou irreverência e arriscou até alguns passos de samba ao som do bloco Sargento Pimenta, que estará em Londres se apresentando antes dos Jogos.
— Londres está aberta para receber todos. Foram anos e anos de preparação e agora faltam apenas 36 dias. A população britânica tem grande simpatia pelos brasileiros e vai recebê-los muito bem, sejam atletas ou turistas.
O evento foi prestigiado também pela Rede Record, detentora dos direitos de transmissão dos Jogos Olímpicos de Londres. O presidente da emissora, Alexandre Raposo, ao lado do presidente da Record Rio, Carlos Geraldo, demonstrou otimismo com o desempenho dos brasileiros em Londres.
— Teremos uma competição incrível em Londres e a equipe da Rede Record fará uma brilhante cobertura, assim como os nossos atletas vao honrar o País nas competições.
Já Carlos Geraldo não escondeu a ansiedade com a proximidade dos Jogos Olímpicos e aponta uma cobertura diferenciada na história da televisão brasileira.
— A Record vive isso há anos, desde que adquiriu os direitos dos Jogos de Londres. A nossa expectativa é enorme e tenho certeza que faremos uma grande cobertura para o povo brasileiro, com mais de 15h por dia de transmissão. Estamos todos ansiosos.
A despedida promovida pelo Consulado Britânico coincidiu com o lançamento oficial do Festival London 2012 em Londonberry, que acontecerá por toda a Grã Bretanha semanalmente até o mês de dezembro. O evento reunirá 25 mil artistas de todos os 204 países que irão competir nos Jogos.
Estiveram presentes também o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, autoridades, diplomatas e os ex-atletas olímpicos Robson Caetano e Luiza Parente, ambos comentaristas da Rede Record.
Até o momento, o Brasil já assegurou 233 atletas nos Jogos Olímpicos de Londres em 30 modalidades. A expectativa do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) é o de levar 250. A Olimpíada terá sua abertura no dia 27 de julho e sua festa de encerramento em 12 de agosto.
A Rede Record mostrará a Olimpíada de Londres 2012 com exclusividade na TV aberta brasileira, e também pela internet, por meio do R7. A Record detém ainda os direitos de transmissão dos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015 e da Olimpíada do Rio de Janeiro 2016.