Por CBTM
A hegemonia do Colégio Santa Mônica no tênis de mesa se estendeu ainda mais no Intercolegial 30 anos. Atual recordista de títulos gerais dos jogos, a escola faturou sete das oito categorias da competição, realizada no ginásio da Escola Sesi de Jacarepaguá.
O único representante da Baixada foi o Instituto Loide Martha. A escola de Vila São Luís, em Caxias, no entanto, não conseguiu marcar pontos na modalidade.
Com seis medalhas de ouro, quatro de prata e quatro de bronze, a campanha do Colégio Santa Mônica foi irretocável. Segundo o professor Rodrigo dos Reis, o trabalho realizado nas escolinhas e a união entre os alunos de várias unidades são o segredo de tantas conquistas.
— Os treinos são realizados em cada unidade, mas existem competições internas, nas quais os mesatenistas da escola se encontram. Dessa forma, ficam amigos e formam um grupo mais coeso — conta.
Percepção brilha
Outro destaque foi a a Sociedade Educacional Percepção, de Irajá. A escola se firmou como segunda força do tênis de mesa com quatro vice-campeonatos e um terceiro lugar.
— Esta equipe participou pela segunda vez do tênis de mesa e estou muito satisfeito com a evolução — disse Bruno Vital, técnico do Percepção.
A surpresa do tênis de mesa 2012 foi a Escola Técnica Ferreira Viana, da Tijuca. A instituição da rede pública faturou o título da categoria livre não-federado feminino, além de um segundo e um terceiro lugares na competição.