Por CBTM
Esportistas e artistas se reuniram na noite de segunda-feira (25) na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, para o lançamento dos primeiros documentários sobre a Memória do Esporte Olímpico Brasileiro, com patrocínio da Petrobrás e que seguirá até a Olimpíada do Rio de Janeiro 2016. Na primeira “temporada”, foram nove selecionados e um indicado, o que se repetirá em 2012, agora com Laís Bodanzky como cineasta convidada.
Os filmes, com cerca de meia-hora cada um, serão exibidos pela ESPN Brasil (entre a segunda-feira, 02, e o dia 12, às 18h, e o longa, no dia 17, à meia-noite) também pela Cinemateca (durante a Olimpíada, com programação de 20 a 22 de julho). Também deverão ser copiados para escolas em todo o país.
A primeira “leva” tem as histórias de Cláudio Kano, do Tênis de Mesa; Adhemar Ferreira da Silva, José Telles da Conceição e Aída dos Santos, do atletismo; Maria Lenk, da natação; Reinaldo Conrad, da vela; Servílio de Oliveira, do boxe; das garotas da seleção de vôlei de Atlanta 1996, e também da equipe brasileira de tiro que, com Guilherme Paraense, conquistou o primeiro ouro olímpico brasileiro ainda em Antuérpia 1920.