Notícia

Campeão da Classe 8 começou a jogar Tênis de Mesa por recomendação médica

Por CBTM

29/06/2012 15h34


Tudo começou em uma festa de aniversário, onde Luiz Guarnieri Manara viu pela primeira vez uma mesa de ping-pong e passou o dia inteiro jogando. Na época era apenas um menino de nove anos que estava prestes a passar pela segunda intervenção cirúrgica para tentar corrigir um problema.

Luiz nasceu com Hemiplegia, uma paralisia provocada pela falta de oxigênio no cérebro durante o nascimento que afetou o lado direito do seu corpo. Por recomendação médica passou a praticar o esporte e em pouco tempo começou a perceber que levava jeito para a coisa.

A família de São Paulo se mudou para Brasília, pois na época o hospital Sarah Kubitschek era referência para esse tipo de tratamento. No local havia uma mesa e Luiz passou a se exercitar quase que diariamente, conseguindo resultados expressivos que animaram os médicos que o acompanhavam.

Ainda criança decidiu ter uma mesa em casa e juntou o dinheiro que recebia de mesada dos pais e de parentes em datas comemorativas. Conseguiu o suficiente para comprar uma e passou a gostar e se dedicar cada vez mais ao esporte.

---- Depois da fisioterapia me deixavam jogar com a mão esquerda, que é a boa. Fui pegando o jeito e decidi comprar uma mesa com dinheiro que recebia de mesada e quando fazia aniversário. Demorou um pouco, mas consegui colocar uma lá em casa e isso me ajudou muito --- explicou.

Em 2007 a família voltou para São Paulo e foi morar em Mogi Mirim, onde Manara passou a disputar a Liga Paulista e pouco depois os Jogos Regionais. Um ano depois participou pela primeira vez de uma etapa do Circuito Copa Brasil, que aconteceu em São Caetano do Sul.

Depois disso, Manara jogou o Parapan da Colômbia, onde conquistou duas medalhas de prata, e o Aberto da Costa Rica, sagrando-se campeão Individual e do Torneio de Equipes. Sempre apoiado pelo pai Luiz Carlos Barros Manara e pela mãe Eliana Manara, o rapaz começou a se destacar e já está entre os melhores do país na Classe 8.

--- Esse apoio é fundamental para mim. Quero agradecer os meus pais por tudo que fizeram e continuam fazendo, além da minha técnica, Cátia Silva --- afirmou Marana, que teve seu talento reconhecido pela CBTM e foi convocado para disputar a Copa Tango como integrante da Seleção de Jovens.

--- É muito importante esse reconhecimento. Adquirindo experiência nessas competições teremos mais condições de obter bons resultados em eventos maiores --- acredita o atleta, que correspondeu as expectativas e conquistou o título da Classe 8, uma das mais concorridas do evento.

--- Estou muito feliz com essa medalha de ouro e agradeço a CBTM pela oportunidade. Quero continuar representando o meu país com muito orgulho e vou treinar cada vez mais com empenho e dedicação para atingir meus objetivos. A meta é disputar os Jogos Paralímpicos de 2016 --- explicou.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?