Notícia

Atletas de Brasília são a esperança do país nas Paralimpíadas de Londres

Por CBTM

13/07/2012 23h11


Nas competições que acontecem pelo Brasil e no mundo, os atletas da Classe 2 Iranildo Espíndola e Ronaldo Souza são adversários na mesa, o que poderia criar um clima de rivalidade, mas nem de longe isso acontece.

Os dois treinam juntos na academia AABB/Rizzone, de Brasília, e parecem irmãos, ou melhor, primos, como um se refere ao outro.

Iranildo é o atual campeão Parapan-Americano e Ronaldo o vice. Os dois possuem várias coisas em comum. Ambos sempre foram atletas e se viram obrigados a mudar de esporte depois de se acidentarem.

O primeiro era jogador de futebol profissional e ficou com o corpo paralisado da cintura para baixo ao bater com a cabeça em um banco de areia depois de mergulhar em uma praia no litoral do Espírito Santo. O segundo era triatleta e foi atropelado enquanto treinava.

O destino e o Tênis de Mesa acabaram unindo Iranildo e Ronaldo, que além de amigos também formam dupla quando o Brasil disputa torneio de equipes.

No ano passado, no Aberto da Hungria, os dois conseguiram conquistar a medalha de bronze, um feito comemorado principalmente por Ronaldo, que pratica a modalidade há muito menos tempo e já vem obtendo resultados expressivos.

Em 2009, na estreia em eventos internacionais, Ronaldo conquistou o ouro no Campeonato Parapan-Americano em Isla Margarita, na Venezuela.

Os dois estão classificados para os Jogos Paralímpicos de Londres e serão parceiros no Torneio de Equipes, mas podem se enfrentar mais uma vez no Torneio Individual, assim como aconteceu no Parapan do México.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?