Por CBTM
1. O cabo de guerra esteve no calendário olímpico por cinco vezes seguidas: nos jogos de Paris 1900, S. Louis 1904, Londres 1908, Estocolmo 1912 e Antuérpia 1920. Os britânicos lideraram o pódio da prova com cinco medalhas no total: dois ouros, duas pratas e um bronze. Os Estados Unidos segue na segunda colocação com três medalhas, uma de cada cor.
2. Na prova de arremesso de peso a bola tem cerca de 7,2 kg, enquanto no Tênis de Mesa pesa apenas 2,7 g.
3.
4. A bandeira olímpica – com o fundo branco e os cinco anéis entrelaçados – foi idealizada pelo barão de Coubertin em 1913. O primeiro exemplar fabricado tinha 3x2 metros e sua primeira aparição ocorreu no ano seguinte. Apesar disso, a bandeira só viria a ser hasteada em um estádio nos Jogos da Antuérpia, em 1920.
5.
Por cavalheirismo, uma exceção foi aberta para a nadadora Maria Lenk que, aos 17 anos, foi a primeira sul-americana a participar de uma competição olímpica. Ela nadou em três provas: 100m livre, 100m costas e 200m peito.
6. A mais jovem campeã olímpica da história dos Jogos é a americana Marjorie Gestring, medalha de ouro nos saltos ornamentais em Berlim 1936, aos 13 anos e 267 dias.
7. A luta mais longa da história aconteceu em Estocolmo 1912. Nas semifinais da luta greco-romana, o estoniano Martin Klein e o finlandês Alfred Asikainen se enfrentaram em um combate que durou 11 horas e 40 minutos. A cada meia hora de luta, os atletas tinham alguns minutos para descansar e recuperar o fôlego. Klein venceu mas, de tão cansado, abriu mão da disputa pelo ouro no dia seguinte contra o sueco Claes Johansson e se contentou com a prata. Asikainen também não apareceu para disputar o terceiro lugar.
8. A Primeira Guerra Mundial influenciou por várias vezes os Jogos Olímpicos. Para os Jogos de 1920, Áustria, Bulgária, Alemanha, Hungria e Turquia – as nações derrotadas no conflito – não foram convidadas para participar. Oito anos depois, nos Jogos de Amsterdã, a delegação francesa alegou ter sofrido insultos por parte de holandeses pró-germânicos e não compareceu à cerimônia de abertura da competição.
9.
10. Considerada pelos gregos antigos como o fogo sagrado, a chama olímpica percorrerá até Londres um trajeto de 12.875 km em uma jornada de 70 dias. A primeira vez que um brasileiro participou do revezamento da tocha foi em 1992, quando a estudante de educação física Lara Leite, então com 19 anos, ganhou um concurso e se tornou uma das 9.661 pessoas que carregaram a tocha durante 43 dias naquele ano.