Por CBTM
Os atletas da Seleção Brasileira de Tênis de Mesa não se cansam de elogiar a estrutura oferecida pelo INSEP, I’Institut national du sport, de l'expertise et de la performance, a casa da grande maioria dos esportes olímpicos da França.
No entanto, a oportunidade de compartilhar o local e realizar atividades em conjunto com jogadores de alto nível técnico também são considerados pontos positivos que podem fazer a diferença em Londres.
Na manhã dessa terça-feira, Gustavo Tsuboi retomou a rotina de treinamento após a participação no Aberto do Brasil, realizado há duas semanas em Santos, São Paulo.
.--- Além da estrutura, os treinos na Europa são fundamentais por causa do fuso horário, que são cinco horas de diferença para o Brasil. Aqui encontramos uma estrutura excelente e temos ainda a oportunidade de realizar atividades com vários atletas da Seleção francesa, que são de altíssimo nível --- afirmou Gustavo.
Apesar da diferença entre os países ainda ser grande, Gustavo acredita que o Brasil está no caminho certo, pois esse intercâmbio é fundamental para o desenvolvimento e permite o conhecimento de novas técnicas de treinamentos.
--- Recentemente tivemos a inauguração de um Centro de Treinamento em São Caetano que é um dos mais modernos do país. Não é igual ao que temos aqui, temos que melhorar ainda, mas já está de bom tamanho. A ideia é que os dirigentes venham verificar como é essa estrutura para tentar fazer algo parecido no Brasil --- completou.
Apesar de reconhecer que existe uma grande diferença na estrutura, Gustavo garante que o Brasil tem condições de continuar evoluindo na modalidade mesmo com recursos limitados. Para isso, levará para tentar implantar no país uma metodologia de treinamento capaz de obter resultados mais expressivos com menos esforço.
--- A principal diferença é a mentalidade no treinamento. Aqui chegam a trabalhar até menos do que nós em São Caetano, mas o foco é diferente e a intensidade muito maior. Então essa é a principal característica que levo daqui, a concentração, a briga por cada bola, por cada ponto e não desistir nunca ---- avaliou.